14 julho 2010

Dica cultural no aniversário de Juazeiro

Orquestra Sinfônica OPUS 68 na Universidade do Vale do São Francisco
Imagem por Raphael Barbosa

Começam hoje as comemorações dos 132 anos da cidade de Juazeiro -BA. Dentre as atividades previstas, a orquestra sinfônica OPUS 68 fará a abertura do evento e haverá a apresentação da maquete do antigo cais do porto, criada pelo artista Rogaciano Moraes Cadidé.

Os moradores dessa terra e demais interessados estão convidados a participar de instantes em que a arte erudita e a valorização artístico-cultural vão estar evidenciadas e ofertadas ao público.

A orquestra é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) Sertão Pernambuco e conta com mais de quarenta integrantes, entre aprendizes e músicos profissionais. O regente e Diretor Artistico da OPUS 68, Ozenir Luciano explica a origem do nome do grupo. "O termo OPUS que vem do latim, significa obra e é comumente utilizado no sentido de obra de arte. O numeral 68 faz alusão à Sinfonia Pastoral de Beethoven (a sexta sinfonia) que é muito bela". A OPUS 68 apresenta-se hoje na Orla de Juazeiro e garante que, além de música clássica, tem um repertório bastante eclético e voltado às produções culturais da região, como Geraldo Azevedo, João Gilberto e Luiz Gonzaga.

Já o artista Rogaciano Moraes Cadidé apresenta-se amanhã às 12 h na Casa do Artesão, próximo ao Vaporzinho. Na ocasião, outras manifestações culturais acontecerão em conjunto, a exemplo do recital poético e do leilão de quadros - óleo sobre tela - de artistas juazeirenses.

Por Raphael Barbosa