Hemeroteca socializa produções jornalísticas para estudantes

. 09 julho 2008

Seção da biblioteca na qual se conservam jornais e revistas à disposição do leitor. Este é o objetivo do projeto de extensão Hemeroteca, que se encontra disponível à comunidade do Vale do Submédio do São Francisco no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, campus III, Juazeiro-Bahia.

Coordenada pelo professor Emanuel Andrade, a Hemeroteca visa divulgar o conhecimento produzido através dos jornais e revistas, constituindo-se numa fonte de pesquisa e ferramenta pedagógica para professores e estudantes.

A importância da Hemeroteca como um projeto de Extensão se deve a necessidades de incentivar práticas de leituras, formação de senso crítico e a pesquisa a partir dos jornais pela comunidade escolar. “A hemeroteca tem uma grande importância visto que já começa com a abertura de um espaço público no qual os estudantes universitários e de escolas públicas, possam fazer consultas e leituras com o material do nosso arquivo”, esclarece Andrade.

A Hemeroteca também se justifica pela necessidade de arquivar o acervo de materiais informativos produzidos por profissionais de comunicação da região de Juazeiro e Petrolina, além de meios de comunicação produzidos nacionalmente. Assim, a Hemeroteca “se constitui também num local de memória, pois pretende guardar e conservar a produção de conhecimento socializada por meio dos jornais, revistas e imagens jornalísticas”, afirma Emanuel.
O projeto da Hemeroteca pretende se constituir, nos próximos meses, em uma Rede de Comunicação, envolvendo uma coordenação com monitores que desenvolvam Grupos de Estudo, com a finalidade de orientar sobre o recurso do jornal e o seu manuseio em diferentes disciplinas e séries do ensino infantil, fundamental e médio.

Segundo Emanuel, a idéia é implantar oficinas para que os professores possam entender o processo de construção de um jornal passando pela pauta, seleção de assuntos, apuração, entrevista, construção e edição da notícia. Para o professor, um dos objetivos é fazer com que esses educadores que têm pouco contato com jornal possam utilizar o veículo em sala de aula.

A Hemeroteca do DCH III, única da UNEB, está em fase de captação e catalogação de material. Estão sendo selecionados, para o banco de arquivos, periódicos com temáticas como cultura, meio ambiente, movimentos sociais, política, ciência, antropologia, história, dentre outros. “A pretensão é que no final deste ano todo o material esteja arquivado por ordem alfabética, assunto, veículo no qual foi publicado e data”, afirma Emanuel.

A Hemeroteca está aberta ao público no horário das 8h às 12h e das 19 às 21h, de segunda à sexta-feira, e está localizada na Av. Edgard Chastinet, s/n, bairro de São Geraldo, Juazeiro-Bahia.

Informações:
UNEB (74) 3611-5617
Emanuel Andrade – (87) 8827 4038

Por Paulo Victor.