Multiciência Debate: A formação do Jornalista

. 10 agosto 2008
Nos últimos dias, professores, jornalistas, colegas e egressos do curso de Comunicação Social problematizaram a necessidade da formação para o exercício do profissional jornalista.


Entende-se que o jornalismo é um campo de conhecimento e o profissional deste campo opera nos processos de significação do mundo e de mediação discursiva, além de ser um elemento essencial para a democracia, presente em processos históricos que consolidaram a construção da idéia de nação, cidadania, etc.


Como compreendemos que é necessário discutir e problematizar o campo do jornalismo, a Agência MultiCiência promoverá um debate público - ora no campo virtual - sobre a necessidade de assegurar a formação inerente à profissão do jornalista como ator social importante na sociedade contemporânea.

Este debate começou com o artigo de Jean Carlos, prosseguiu com o artigo de Muniz Sodré, no qual ele afirma:
"..Eventuais descaminhos não podem elidir a evidência de que a imprensa brasileira, por exemplo, jamais deixou, em seus 200 anos de existência, de estar presente, como parte essencial, nas causas que ajudaram a dar à nação a sua face atual – a abolição da escravatura (de cuja campanha participou a maioria dos jornais provinciais) e a criação da República. O jornalismo, no Brasil e no resto do mundo, reflete as questões públicas decisivas para os rumos da nação.




Congratulo-me com Muniz Sodré com sua defesa de que “(..) Informação não é mero produto, nem serviço: é o próprio solo da sociedade em que vivemos, é o campo onde joga o cidadão".

Ao defender a formação do profissional Jornalista, assegura-se a legitimidade de um profissional que atua como intérprete da realidade complexa com a qual vivemos, sendo necessário conhecimento sobre o campo, princípios éticos e não apenas vontade pessoal para assumir um papel social e/ou conquistar mercados e interesses pessoais – assumindo-se como jornalista, sem a formação necessária.


A Agência MultiCiência convida você – internauta, alunos, colaboradores, professores – a discutir, debater, problematizar a defesa do jornalismo como profissão e formação, na qual se requerem compromisso social, a defesa da ética, a do bom combate pela verdade e pelo desvelo em elucidar questões essencias para se orientar na sociedade contemporânea.


Este é apenas o início de uma permanente luta – pelo Jornalismo, pela formação adequada e por um jornalismo comprometido socialmente.


Andréa Cristiana, Jornalista e professora.