Televisão e consumo infantil

. 17 setembro 2008
Jovem, publicidade e mídia: como se estabelece esta relação na periferia juazeirense. Quem discute essa questão é a estudante do curso de Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo em Multimeios), do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Jane Aline Bastos.


A discente teve sua proposta de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) selecionada pelo Programa InFormação, da linha Cooperação para Qualificação de Estudantes de Jornalismo, aplicado pela Agência Nacional de Direitos da Infância (Andi).

O programa consiste na seleção de TCCs que enfoquem o tema geral Comunicação e a agenda social brasileira. O aluno selecionado precisa defender o trabalho até o dia 31 de janeiro de 2009. Para tanto, recebe da Andi uma bolsa de R$300, além de amparo didático, como acesso livre a sites de pesquisas, salas de discussão e doações de livros.

Em todo o Brasil, foram selecionados sete trabalhos, dos quais se exigiu o enquadramento na temática Criança, Consumo e Mídia. Dentre os escolhidos, está o projeto elaborado por Aline, que se propõe a investigar a relação entre os produtos televisivos e a influência no consumo entre as crianças de Juazeiro
“O trabalho consiste no mapeamento do cotidiano das crianças de Juazeiro, especificamente no bairro do Quidé. Ele busca entender que tipo de conteúdo e que tipo de linguagem compõem a paisagem do bairro e como os produtos são veiculados pela mídia”, explica Josemar Martins, professor-orientador da estudante.

Jane Aline, que ainda é co-orientada pela professora Carla Paiva, conta que atualmente está aprofundando sua pesquisa bibliográfica, para então dar início a fase de pesquisas de campo. “Quero saber como as crianças assimilam a publicidade de consumo divulgada pela mídia e entender a subjetividade das crianças imersas nesse processo. Até porque elas não têm poder de consumo e são bombardeadas com propagandas”, detalha.

Em julho de 2007, o egresso Raphael Leal, também estudante de Comunicação Social no Campus III, foi contemplado com uma bolsa de estudos do Programa Informação. Sua proposta de TCC teve como tema a as relações entre Comunicação e Educação. No entanto, o discente não teve tempo hábil para a conclusão do trabalho antes do prazo estabelecido pelo programa.

“O reconhecimento de dois trabalhos pelo Programa Informação demonstra a consistência da proposta pedagógica do curso de Comunicação Social da UNEB, que vem investindo na interface dos suportes jornalísticos em multimeios, na comunicação comunitária e na educomunicação”, pontua Josemar.




Fonte: UNEB/ASCOM, com colaboração da Agência Multiciência.