Juazeiro promove palestras durante a campanha Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

. 11 dezembro 2008
Foto: Paloma Aime
A campanha Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres aconteceu, simultaneamente, em 154 países e terminou nesta quarta-feira (10). Em Juazeiro-BA, o evento foi promovido pela biblioteca do Campus III da Universidade do Estado da Bahia sob coordenação de Regivaldo José da Silva. No decorrer da programação, vários temas foram debatidos no auditório da Uneb, que contou com a presença dos estudantes, professores, funcionários e sociedade civil.

As palestras tiveram a participação da delegada titular Rosineide Motta e da Psicóloga do projeto Sentinela, Maria José Aroucha Pereira. De acordo com Motta, a violência contra a mulher na cidade de Juazeiro ainda está em níveis elevados. Já Aroucha destacou que este tipo de abuso não se restringe apenas a um determinado meio como também não escolhe raça, idade ou condição social. Para a psicóloga, a discussão sobre esses temas é sempre produtiva, pois permite que as mulheres não se sintam sozinhas e tenham coragem de denunciar o agressor.

Em Juazeiro, a campanha teve a parceria do projeto de extensão da Universidade do Estado da
Bahia, Cineencontro, que exibiu o filme Terra Fria, em que o assédio sexual contra a mulher é abordado. Para o estudante de agronomia, Rogério Borges, a programação do evento discutiu temas importantes, mas que são pouco debatidos na cidade. O estudante acrescenta ainda que esta discussão precisa ganhar outros espaços fora da academia por ser de interesse da sociedade e porque permite que as mulheres tenham consciência dos seus direitos e saibam quais são os serviços de atendimentos disponíveis.

Por: Dionísia Santos
Foto: Paloma Aime