Uneb inova com programa de pós-graduação multidisciplinar

. 19 dezembro 2008
Programa pioneiro na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, a Pós-graduação Multidisciplinar na área de Educação e Cultura, que será oferecida até 2010, engloba o campus de Juazeiro, de Jacobina e o campus de Senhor do Bonfim.

Como resultado de um programa de pesquisa desenvolvido nos três campi, a Uneb visa implantar o mestrado, logo após a especialização, com o objetivo de mapear os processos de formação educacional no centro norte Baiano.

Para integrar os projetos de pesquisas individuais que fazem parte do processo de implantação do mestrado, aconteceu, nos dias 16 e 17, o I Encontro de Pesquisa do Programa Interdisciplinar e Interdepartamental de Educação e Cultura do Centro Norte Baiano no hotel Rio Center, em Juazeiro.

De acordo com o Coordenador da Câmara de Pós-graduação do Departamento de Ciências Humanas – DCH III na Uneb, Paulo Soares, o Encontro foi estratégico no sentido de criar condições para que o projeto de mestrado chegue à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPS, do Ministério da Educação, com possibilidades de aprovação. O coordenador, que também é professor do DCH III, afirma que o projeto atende a uma necessidade da região: a interiorização do ensino de pós-graduação e da pesquisa na Bahia.

Ele explica ainda que o processo de implantação da pós-graduação é demorado porque, antes, é necessário a estruturação dos projetos de pesquisa que lhe dão suporte. “Os professores do departamento estão cobrando pressa na implantação do programa sem entender que os processos são lentos”, esclarece Soares.

O Programa de pós-graduação multidisciplinar conta com uma equipe formada por 22 professores, destes 16 são doutores e seis mestres.

ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA

Em 2009, a Uneb irá oferecer 45 vagas para o curso de especialização gratuito na área de educação e cultura. As vagas serão distribuídas entre os campi de Juazeiro, Jacobina e Senhor do Bonfim. Paulo Soares afirma que este curso é um projeto piloto que servirá de orientação para a administração do projeto de pós-graduação.

Os alunos do curso irão participar das aulas nas três cidades. O curso será dividido em três módulos ao longo de um ano e os alunos terão uma semana de aula presencial e outra de interação virtual. “A intenção é que eles possam se organizar para se deslocar de uma cidade para outra”, explica o coordenador da câmara de pós-graduação.


Por: Thiago Gonçalves
Foto: Emerson Rocha