Mais de 25 mil teses podem ser acessadas no Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

. 26 fevereiro 2009

Do total de teses defendidas na Universidade Estadual de Campinas, cerca de 85% já foram digitalizadas e integradas no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). A previsão é que a digitalização de todo o conteúdo seja concluída neste primeiro semestre. O diretor da Biblioteca Central Cesar Lattes, Luiz Atílio Vicentini, afirmou que faltam cerca de 5 mil teses para serem inseridas.

O projeto de digitalização iniciou em 2001, tornando em pouco tempo a Unicamp a instituição com o maior conteúdo de acesso público na América Latina. O Instituto de Física Gleb Wataghin foi a primeira unidade a ter 100% de suas teses digitalizadas. Outras unidades que chegaram à totalidade foram o Instituto de Química, o Instituto de Biologia, a Faculdade de Educação, a Faculdade de Engenharia Agrícola e o Instituto de Geociências.

As teses digitais da Unicamp tiveram 6,5 milhões de visitas em 2008, com aumento de 85% em relação ao ano anterior. Desde 2004, foram 14,4 milhões de visitas, com 3,4 milhões de downloads.

Fonte: Portal Ciência e Vida / Agência Fapesp