A Reforma Ortográfica e o desafio para Professores e Alunos

. 13 fevereiro 2009
Agora é oficial. A reforma ortográfica da Língua Portuguesa está em vigor. Desde o dia primeiro de janeiro deste ano, escrever com a nova regra é um desafio a ser conquistado. O acordo foi feito entre os oito países que falam português (Portugal, Cabo Verde, Guiné- Bissau, SãoTomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Brasil e Timor Leste) - população estimada em 230 milhões - e tem como objetivos negociar livros literários e didáticos entre estes países, bem como uma maior aproximação cultural entre as nações.

Engana-se quem pensa que é a primeira reforma na ortografia da língua portuguesa. De acordo com a professora de português Vilani Cavalcanti, esta é a terceira mudança nas regras ortográficas e, segundo ela, não é preciso se preocupar, porque apenas 2% do vocabulário brasileiro passará por modificações.

Nas escolas, os alunos já se apresentam apreensivos com as mudanças na língua. "Vou ter que aprender tudo de novo, o português já não é fácil e com essas regras eu fico mais preocupado ainda", afirma Gean Moreira - estudante que concluiu o ensino médio e se prepara para fazer vestibular. Preocupação visível entre os alunos que estão se preparando para os vestibulares ou concursos. "De acordo com o MEC há um prazo até 2012 para o aluno se adaptar. Durante esse tempo, os vestibulares e concursos não podem cobrar as mudanças. Em 2013 sim, esse será o ano em que vai se cobrar realmente as novas regras, quem escrever com as velhas normas será penalizado", afirma a professora Cavalcanti.

O Ministério da Educação abriu licitação dos livros didáticos com a nova ortografia que serão usados em 2009. Durante este ano os professores terão que ensinar os alunos a compreender as mudanças. O auxílio para professores e alunos se encontra nos livros didáticos, revistas e jornais que já estão sendo escritos dentro das normas da reforma ortográfica.

O blog Multiciência dá uma boa dica para você entender melhor as novas regras da língua portuguesa: O livro - O que muda com o Novo Acordo ortográfico, de Evanildo Bechara, traz as mudanças ortográficas de forma simples e fácil de entender. Bechara é bastante respeitado no ambiente acadêmico nos cursos de Letras- Português. É considerado um dos especialistas que melhor explica as novas regras.


Veja o que muda!

Durante toda semana o blog Multiciência vai postar algumas modificações da língua portuguesa com a reforma ortográfica, como:

O fim do trema e a incorporação das letras "k, "w" e "Y" ao alfabeto que passa a ter 26 letras é uma das mudanças. Outra modificação também será o fim do hífem. Veja alguns exemplos que são importantes.

1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

Aguarde novas postagens!


Por João Barbosa
Fonte Folha de São Paulo