Sessão Científica aborda novas práticas comunicativas na região

. 12 março 2009
O jornalismo científico e as novas práticas comunicativas produzidas na região do Vale do sub-médio São Francisco serão apresentados, hoje, na 81ª Sessão de Comunicação Científica, realizada na sala cinco do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII), a partir das 18h. Serão demonstradas as atividades dos projetos de extensão Agência de Notícias MultiCiência e Comunicação Comunitária.


Coordenado pela docente Andréa Cristiana, Multiciência tem a finalidade de divulgar os saberes científicos e estimular a formação de profissionais comprometidos com a cidadania e o desenvolvimento humano.




A Agência é um veículo que funciona como redação jornalística experimental, busca estimular a prática da atividade jornalística, a circulação de novas fontes de informação e o agendamento de temas (tecnológicos, científicos, educativos, culturais) nos meios. Durante a sessão, será exibido um vídeo modalidade slide show com uma amostra da produção da agência.

O projeto já produziu 148 informes jornalísticos para a mídia da região; o jornal experimental Cobaias; o blog Multiciência com 288 postagens com notícias, ensaios fotográficos, artigos, crônicas; e matérias radiofônicas veiculadas na rádio Tropical Sat, críticas teatrais; além de realização de seminários e cursos de formação de fotografia e de texto.


O MultiCiência foi criado em setembro de 2005 e é formado por estudantes do curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo em Multimeios. “A partir de experiências como estas, a Agência Multiciência procura interferir na produção dos meios, estimulando o corpo discente a experimentar e produzir notícias que possam vir a ser constitutiva da formação profissional”, afirma Andréa Cristiana.

O projeto de extensão Comunicação Comunitária foi criado no primeiro semestre do ano passado e é coordenado pelas docentes Ceres Santos e Verbena Mourão. A finalidade do projeto é fazer um mapeamento das rádios comunitárias na região do Vale do Sub-Médio São Francisco. Já foi realizado o mapeamento das rádios comunitárias das cidades de Sobradinho, Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Remanso, Sento Sé e Pilão Arcado. Os dados serão sistematizados para posterior publicação e realização de seminário, visando a formação de comunicadores populares.










Por kall Britto