A comunicação e as mudanças culturais em destaque na Semana de TCC

. 14 março 2010
A influência dos meios de comunicação para disseminar cultura, informações e promover mudanças sociais esteve em discussão, ontem (13/03), no Curso de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios.


No trabalho “Por uma outra estratégia: análise sobre jovens internos, consumo cultural e os medias”, Cecílio Bastos fez uma análise sobre a vida de crianças e adolescentes em estágio de reabilitação na cidade de Juazeiro-BA, problematizando os processos de subjetivação dos jovens para identificar os níveis de conexões que se concentram na relação consumo cultural, medias e violência. A monografia foi apresentada à banca formada pela professora Carla Paiva (orientadora), o professor e advogado Reginaldo Gomes e a psicológa Camila Brito.


Com o sugestivo título “Quem ouvir favor retransmitir”: os recados veiculados nas rádios em Petrolina-Pe e Juazeiro-Ba, Luana Valéria discutiu a importância do rádio para favorecer encontros e estreitar relações interpessoais a partir dos recados, geralmente enviados por familiares. A banca foi formada pelos professores Moisés Almeida (orientador), Tereza Leonel e Elisabeth Moreira, formada em Letras e com experiência na área de Folkcomunicação.


“Vem Ver São João: Cultura de Uauá em Foto e Verso” foi o tema do livro-reportagem fotográfico apresentado por Gisa Ramos e Mirrail Varjão. O livro narra, a partir de imagens fotográfica e de poemas, as manifestações culturais dos artistas e da comunidade de Uauá. A banca foi formada pelas professoras Carla Paiva (orientadora), Odomaria Bandeira e pelo fotógrafo Francisco Lopes.


A implantação de um sistema de alto-falante na comunidade quilombola de Tijuaçu, distrito de Senhor do Bonfim, como estímulo à democratização da comunicação foi tema da monografia de Karine Pereira. O trabalho foi avaliado pelos professores Ceres Marisa Santos (orientadora), Josemar Martins e Moisés Almeida.

Para encerrar a defesa de Trabalhos no dia de sábado, Érica Daiane abordou as estratégias de luta dos movimentos sociais para divulgar e conscientizar a população sobre a centralidade do acesso à água para comunidade do Vale do Salitre, distrito de Juazeiro-Ba. Com o titulo “Os meios de comunicação e as lutas pela água no Vale do Salitre, o trabalho foi avaliado por Moises Almeida (orientador), Pedro Caribé e Valniza Nobre.


Na próxima segunda-feira, Jaquelyne Costa e Juciana Tenório faz a última apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. O livro-reportagem “Filhas de Lilith na imprensa em Juazeiro e Petrolina” será avaliado, às 16h30, por Ângelo Roncally e Fernando Veloso.


Redação MultiCiência