Jornalistas lançam Vem Ver São João em São Paulo

. 16 maio 2010


Divulgar a autêntica cultura nordestina, em especial os festejos em louvor a São João que reúnem todos os anos milhares de pessoas em Uauá/BA. É com este objetivo que os Jornalistas em Multimeios Gisa Ramos e Mirrail Menezes fazem o lançamento do livro fotoetnográfico “Vem Ver São João - cultura de Uauá/BA em foto e verso”, hoje, às 10h, no 4º Encontro Cultural Uauá - São Paulo, em São Paulo/SP, na Quadra dos Bancários, na Sé.

O livro fotoetnográfico retrata através de fotos, poesias, letras de músicas e pequenos textos como acontece a festa de São João de Uauá. Distribuída em 10 dias de celebrações profanas, religiosas e tradicionais, a festa junina é considerada pela população da cidade baiana como a mais expressiva da cultura local. Para o sanfoneiro José Barbosa, mais conhecido como Zé de Auto, animador das alvoradas do São João uauaense, o livro vem valorizar a cultura nordestina. "Isso é uma beleza! Valoriza a cultura da nossa terra, os nossos costumes. A gente tem mais é que mostrar Uauá e o nordeste para o mundo", destaca o músico, filho do compositor Auto Barbosa, ícone do São João de Uauá.


De acordo com os autores, que também são uauaenses, o livro surgiu do desejo de homenagear a cidade natal. "Sempre quisemos retratar a cultura da nossa cidade, mostrar nosso povo, a beleza e a alegria da nossa gente. E percebemos que um livro abordando o São João, a maior festa popular da cidade, seria o ideal", destaca Gisa Ramos."Quisemos fazer todo um apanhado do que é o São João. Isso tudo é fruto de um trabalho que durou mais de um ano. Começamos com uma pesquisa histórica e fizemos enquetes com a população de Uauá, para só depois fotografar a festa", conta Mirrail Menezes.


O livro é dividido em cinco capítulos. O primeiro apresenta a parte religiosa da festa: a novena, as passeatas e entregas de ramos. O segundo capítulo destaca o lado mais profano: os shows na praça, as barracas, alvoradas, danças. O terceiro homenageia os artistas e personalidades que fazem a festividade. No quarto capítulo são lembrados os ausentes - artistas que foram os precursores da festa popular. Por fim, o último capítulo dá destaque às crianças e jovens que participam da festa, garantindo a continuidade da tradição.

Vem Ver São João - Cultura de Uauá/BA em foto e verso foi produzido pelos autores como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para obtenção do título de bacharéis em Comunicação Social pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O lançamento na região vai acontecer no São João 2010, em Uauá, entre os dias 15 e 24 de junho.


Por Érica Daiane, Jornalsta em Multimeios.