UNEB promove 1º Encontro de Comunicação do Vale

. 11 novembro 2010

Com objetivo de discutir o campo da comunicação social e a atuação do jornalista nas diversas linguagens, a Universidade do Estado da Bahia, através do Departamento de Ciências Humanas, promove a partir de hoje (11/11) o I Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco - I Eco Vale. O evento acontece até o dia 13 de Novembro no campus III em Juazeiro.

“Jornalismo e suas Múltiplas Linguagens” será o tema abordado durante os três dias da I Eco Vale. Destinado aos estudantes do Curso de Jornalismo em Multimeios, professores, comunicadores e interessados na área, o encontro possibilitará a reflexão sobre a prática jornalística, os desafios da profissão e as particularidades e especificidades da região do Vale do São Francisco.

Serão realizadas oficinas, palestras e mesas redondas. Na programação, das 14h00 às 16h30 acontecem as oficinas de Assessoria, Diagramação, Educomunicação, Crítica Cinematográfica e Fotografia. A partir das 16h30, se iniciam as palestras e debates no auditório do DCH III. Nesta quinta-feira (11/11), o professor e jornalista da TV USP, Pedro Ortiz, fará palestra-debate com o tema "TVs Públicas e a produção das TVs Universitárias: campo público canais universitários e educativos, WebTV e a convergência de mídias digitais". Em seguida, haverá o lançamento da WebTV Juazeiro e uma sessão especial do CineEncontro, com exibição e debate sobre o filme-documentário, “Simonal - Ninguém sabe o duro que dei”.

Na sexta-feira (12/11), continua a realização das oficinas de 14h às 16h30, depois ase duas mesas redondas. A primeira “Jornalismo de Revista, Impresso e Literatura” com a participação da repórter da revista Muito do Jornal à Tarde, Emanuella Sombra, e do jornalista e escritor pernambucano Cícero Belmar. Em seguida, a segunda às 18h30 sobre Assessoria de Imprensa em órgãos públicos e marketing político, com Secretário de Imprensa de Pernambuco, Evaldo Costa, e a jornalista Klene Barreto, da assessoria da Univasf.

A programação se encerra no sábado (13/11), com a palestra “Jornalismo de TV e de Rádio no cenário atual de convergência midiática”, com as participações do repórter especial da Rede Globo, Francisco José, e o radialista Roberto Souza, da Rádio Universitária FM/ Recife.

Neste encontro, são parceiros a Assessoria de Comunicação e o Núcleo de Imagem, da UNIVASF.

por Juliane Peixinho