UNEB em Greve

. 26 abril 2011
Professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) declararam greve por tempo indeterminado na Assembleia Geral realizada, hoje, em Salvador, promovida pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB).

Participaram 187 professores, 124 votos favoráveis, 30 votos contrários e 19 abstenções. A luta é pela revogação do Decreto 12.583/2011, considerado inconstitucional e um atentado à autonomia universitária, pois impõe restrições orçamentárias aos órgãos da administração direta e indireta, e suspensão de direitos do docente assegurados pelo Estatuto do Magistério. O Decreto prevê cortes nos orçamentos das universidades baianas, como parte do plano de enxugamento de orçamento anunciado pelo governo baiano que visa diminuir em R$ 1,1 bilhão os gastos da administração pública este ano.


Publicaremos ao longo da semana informações sobre as reivindicações do movimento grevista promovido pelos professores e com apoio de estudantes. Hoje, estão em greve as quatro universidades estaduais da Bahia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e UNEB.