Livros Andarilhos: A Palavra Como Brinquedo

Multiciência 19 abril 2021

No livro Memórias Inventadas da Terceira Infância, o poeta Manoel de Barros conta que a criança, os passarinhos e os andarilhos o levaram a relembrar a infância. “A criança me deu a semente da palavra. Os passarinhos me deram desprendimento das coisas da terra. E os andarilhos, a pré-ciência da natureza de Deus”. Com estes personagens, o escritor aprendeu a lição mais importante: a arte de sonhar, imaginar.  

Inspirado na poesia de Manoel de Barros, a Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, inicia, no próximo dia 30 de abril, a ação Livros Andarilhos, cuja proposta é estimular as pessoas a partilhar leituras e a se encontrar – de forma remota - para poder contar histórias. O projeto incentiva a doação de livros, pois eles devem fazer parte do cotidiano das pessoas e percorram geração em geração.

A coordenadora do projeto, Maisa Antunes, afirma que o projeto é “uma forma de partilhar com as crianças as histórias que fizeram essas pessoas voar na imaginação, brincar livremente e que fizeram dos livros os seus melhores amigos e melhores brinquedos". 

O projeto tem realizado diversas atividades pedagógicas e utiliza a palavra como um brinquedo, uma arte para imaginar, criar, se emocionar. Ano passado, foram realizadas ações como "Histórias Cantadas e Encantadas", "As canções que você canta para mim" e "Hoje tem Recital em nosso quintal", todas elas por meio da página do instagram (@brinquedotecamanoeldebarrosdch), com contato com as crianças, professores, estudantes e comunidade externa.



Quem pode participar do projeto


Alunos do curso de Pedagogia da UNEB, dos componentes curriculares Literatura Infanto-Juvenil, Estágio Curricular Supervisionado I e IV e as monitoras do Projeto de Extensão da Brinquedoteca como Alexia Laise, Emanuela Félix, Emanuelle Matias, Lícia Lino e Marília Belé já participam do projeto e desenvolvem ações pedagógicas de contação de história.  


Mas o projeto está aberto a participação de todos os interessados, principalmente as crianças que participam das atividades lúdicas e devem estar acompanhadas dos seus responsáveis nos espaços virtuais, realizado através da Plataforma Skype, conforme calendário do projeto disponível na página do instagram @brinquedotecamanoeldebarrosdch.


No atual contexto da pandemia da Covid-19 que impede o contato presencial, a equipe recomenda que os interessados enviem e-mail para o endereço brinquemanoelzinho@gmail.com para ter mais informações sobre o processo de doação dos livros e as atividades de contação de história.


Siga o projeto Brinquedoteca Manoel de Barros no Iinstagram


Por Mariana Brasileiro, monitora da Agência MultiCiência