Aluna do Colégio Cemas participa da segunda etapa de concurso de vídeos Saúde na Escola

Multiciência 19 novembro 2021

A aluna do Colégio Misael Aguilar da Silva (CEMAS), Anne Carine Costa de Carvalho, desenvolveu o vídeo “O adolescer na pandemia” que reflete sobre os impactos da pandemia da Covid-19.  A produção audiovisual está concorrendo a sétima edição do Concurso de Vídeos “Saúde na Escola - promovendo a educação para saúde” do Governo do Estado”, da Secretaria de Educação do Governo da Bahia. A premiação será por meio da votação popular através do site http://votacaopopular.educacao.ba.gov.br/.




Estudante do segundo ano do Cemas, Anne Carine também é bolsista do   Programa de Iniciação Científica Júnior, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ela desenvolve o projeto Mídia, Educação e Saúde em Tempo de Covid-19: análise da cobertura dos blogs de Juazeiro-Ba e Petrolina sobre a Covid-19, sob a orientação da professora Andréa Cristiana Santos.


Para Anne Carine, a parceria entre colégio e universidade diversifica as oportunidades para o aluno e promove a expansão de conhecimento, além disso o programa de iniciação é um estimulo para os estudantes. “Participar do projeto é muito bom. Consegui desenvolver e praticar outras habilidades, como edição de vídeo, edição de foto com o Sony Vegas e photoshop. Explorei a temática sobre saúde e educomunicação e passei a aplicar esse conhecimento na minha comunidade escolar”, pontua a estudante.


A direção do colégio Cemas, Michele Laudilio, esclarece que a colaboração da universidade com a educação básica potencializa a escola e intervém em suas fragilidades, e traz um enorme retorno para a escola e alunos. “É comum a educação básica ser um laboratório de questões temáticas para a universidade. Mas não é tão comum um retorno e uma intervenção nas problemáticas. Anne Carine tem apenas 15 anos e tem vivenciado a pesquisa científica e conquistando prêmios seja pela escola, seja pelas atividades desenvolvidas com o Programa de Iniciação Científica Júnior”, pontua Michelle Laudilio. A aluna conquistou o segundo lugar na XXV Jornada de Iniciação Científica da UNEB, que ocorreu no dia 4, 5 e 6 de novembro. 


Para a professora Andréa Cristiana Santos, a parceria com o Cemas tem sido bastante enriquecedora para os projetos em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento, do DCH III/UNEB, pois é uma forma de intervir no ambiente escolar e permite pensar o papel do jornalismo na educação. “Parabenizo a Anne Carine pela premiação na etapa regional e por participar agora da seleção estadual; ao professor Luan Santos, orientador do vídeo, e a direção da escola e professores que acreditam na educomunicação como caminho para a formação das alunas e alunos”, declarou.


Sobre a Pesquisa “Mídia, Educação e Saúde em Tempo de Covid-19”


A pesquisa “Mídia, Educação e Saúde em Tempo de Covid-19: análise da cobertura dos blogs de Juazeiro-Ba e Petrolina sobre a Covid-19” investigou a contribuição da comunicação como meio de esclarecimento à população sobre a prevenção ao novo coronavírus.  


Foi realizado um estudo de caso a partir da divulgação de noticias sobre a Covid-19 publicadas no mês de janeiro a junho de 2021, nos blogs Rede GN/Geraldo José, Preto no Branco, Carlos Brito e Agência MultiCiência. Foram coletadas 40 notícias nos blogs Rede GN / Geraldo José, Preto no Branco e Carlos Brito. No blog Agência MultiCiência, foram encontradas 10 reportagens, no período de abril a junho.


A pesquisa mostrou que a maioria das publicações tem origem em órgãos oficiais. Das 40 notícias publicadas sobre a Covid-19, apenas três tinham fontes de instituições de pesquisa. Além disso, nas notícias relacionadas à vacinação, houve repetição de temas como: campanha de vacinação; produção de vacinas; e cobertura sobre o calendário de vacinação nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Também havia informações sobre óbitos e vitimas; atualizações de leitos e de pessoas contaminadas; situação do comércio e desemprego.


Foi identificado ausência de informações a respeito da comunidade escolar, pois não houve circulação de notícias sobre o impacto da covid-19 no ambiente escolar; como a suspensão do ensino presencial e dificuldades relacionadas, como analfabetismo digital ou falta de recursos para se adaptar ao novo ensino remoto, e também sobre o abandono de estudos dos alunos.  


Ao verificar a ausência desses temas, foi feita intervenção a partir de produtos educomunicativos como cards para as mídias sociais da Agência MultiCiência, Colégio Cemas e trouxe dados da pesquisa para a produção do vídeo “O adolescer na pandemia”.


Para participar da votação do vídeo educativo, clique em:


Por Mariana Brasileiro