Estudantes de Pedagogia realizam exposição de práticas de ensino desenvolvidas nas escolas de Juazeiro

Multiciência 03 maio 2022

Experiências pedagógicas de educação contextualização desenvolvidas pelos alunos e professores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do Departamento de Ciências Humanas (DCH III - UNEB), serão apresentadas no Seminário Expo-Pibid – Pibidi@nos em ação nessa terça-feira (03/05), a partir das 18 horas, no Auditório Multimidia.  As atividades foram realizadas por 25 estudantes e contou com a parceria de três supervisoras das escolas municipais Crenildes Luiz Brandão, Anália Barbosa de Souza e José Padilha de Souza. 

A bolsista Dayann Laurentino na escola Crenildes Brandão 
                               
O projeto iniciou em 2020 e buscou problematizar as práticas de contextualização do currículo em meio aos desafios da implantação da educação da base curricular comum, estimulando os estudantes de pedagogia a experimentar a prática de ensino junto com as supervisoras das escolas. Os bolsistas desenvolveram atividades pedagógicas, acompanharam o dia-a-dia da escola e realizaram estudos para inovar as práticas de ensino.

Para a professora do Grupo de Pesquisa Polifonia e coordenadora de área do Pibid, Edilane Carvalho Teles, “o projeto é uma oportunidade de aprendizagem e potencializa a formação dos alunos de licenciatura na iniciação à docência, a partir do acompanhamento e diálogo com os professores que estão na prática, com a finalidade de compreender o contexto escolar e melhorar a formação, incentivando novas práticas”.

Durante 18 meses, a estudante de Pedagogia, Dayanne Laurentino de Oliveira, acompanhou os estudantes da Crenildes Luiz Brandão no ensino no remoto durante a pandemia e mais recentemente presencial. “Diversos desafios foram surgindo no cotidiano, mas pude vivenciá-los e isso foi importante para aprimorar os saberes necessários à formação pedagógica, desde a análise do material didático, observando a sala de aula e realizando estudos”, declara

Alunos e a bolsista Mary Ezell na escola José Padilha de Souza

Para participar do Programa, os estudantes devem estar nos primeiros anos iniciais da formação, e isso serve como estímulo para vivenciar as primeiras experiências de estágio. A estudante Mary Angeliki Cordeiro Ezell, que desenvolveu por 15 meses as atividades na escola José Padilha de Souza, considera que o Pibid permite conhecer a sala de aula e conciliar a formação teórica com a prática de estágio supervisionado. “Conviver com as crianças em sala de aula foi uma experiência incrível, pois pudemos compreender as especificidades da escola e as questões sociais que envolvem o cotidiano escolar. Mesmo com as adversidades, é possível se dedicar à docência e fazer com que a educação aconteça”, afirmou Mary.

Iniciado a partir do ano de 2020, o subprojeto desenvolvido pelo DCH III/UNEB teve a participação dos professores Edmerson Reis, Josemar Martins e Edilane Carvalho Teles, e a parceria das supervisoras Luciana Nascimento, da Crenildes Luiz Brandão; Maisa Carla da Silva Santos, da Anália Barbosa, e Catia Simone Batista Araujo, da José Padilha de Souza.

Para conhecer as experiências pedagógicas registradas em fotografias, banners e jogos digitais, a Expo Pibid - Pibidi@anos estará acessível até o final de maio no Departamento de Ciências Humanas, campus III, localizado na Avenida Edgard Chastinet, Juazeiro. 

Por Edilene Leite e Mariana Brasileiro, da Agência MultiCiência – DCH III