Aventura Jovem às Margens do Velho Chico

Multiciência 17 dezembro 2023

Foto: Micaelly Nery


Às margens do Velho Chico, a juventude aproveita o calor do sol para se divertir. Na orla, é possível visualizar jovens de diversas faixas etárias desenvolvendo atividade esportiva, caminhada, natação, ciclismo ou apenas sentados para conversar e aproveitar o pôr do sol.  

Nesse ambiente, o passeio de caiaque se torna uma das maneiras que os jovens podem mergulhar em uma jornada de diversão e exercício. Nesse cenário a Arca Sport, empresa que atua há quatro anos no vale, oferece uma ampla gama de atividades de aventura, com o caiaque sendo uma das mais populares entre os jovens que habitam na região. Para muitos, as remadas passam de apenas um esporte de aventura e se tornam uma forma revigorante de exercício e diversão para a juventude.

“É uma sensação de prazer e liberdade. Navegar tão próximo às margens traz uma sensação incrível, que apenas participando para sentir.” afirma Diana Honorato, jovem entusiasta de caiaque. 

A atividade ao ar livre se torna atração a todos que estão por perto, sendo um evento que integra família, amigos e até casais. “Quando você chega e vê aquele pessoal com aquela liberdade remando nas margens do rio, podendo ir para o outro lado, a cidade vizinha, é algo contagiante, pois quem está de longe também sente vontade, principalmente os jovens” acrescenta Diana.

Os participantes desfrutam de uma proximidade com a flora e fauna do Rio São Francisco que poucas outras atividades oferecem. Isso é uma oportunidade para os jovens aprenderem sobre a importância da conservação e a necessidade de proteger  a biodiversidade, trazendo também a oportunidade emocionante de se conectar com a natureza, e, claro, se divertir. 

É uma jornada que envolve corpo e alma, alimentando a paixão pela aventura, mantendo a juventude ativa e promovendo a conservação do ambiente. “Além da atividade excelente, nós podemos aproveitar a maravilha do Rio São Francisco”, diz Sonia Carvalho, participante da atividade do remo.

Saúde

No entanto, o incrível passeio vai além da diversão, o pequeno ato de remar pode auxiliar na saúde física de quem a prática.  “O caiaque também tem seus benefícios na questão física como um bom trabalho na musculatura, principalmente do tronco”, relata Edvania Ribeiro, profissional de Educação Física.

Por esse motivo jovens sentem vontade de participar e dessa forma alguns começam a aderir a prática de alguns esportes que contribuem também para manter o corpo ativo e aumenta o convívio com o rio.

Além do passeio de caiaque no rio, a Arca Sport também oferece outras atividades que promovem a diversão da juventude às margens do velho Chico; como o rapel, pêndulo, tirolesa, locação de jet, locação de bicicleta e entre outras opções. Por aqui, não tem como sair triste, de final de semana aos feriados, os jovens se reúnem para aproveitar a beleza presente no São Francisco.


Foto: Micaelly Nery.


Por Micaelly Nery, estudante de Jornalismo em Multimeios.