O programa Universidade para Todos (UPT) deu início às suas atividades em Juazeiro-BA e em municípios da região. As aulas do curso preparatório para o vestibular da sede da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que ocorrem no Departamento de Ciências Humanas (DCH), começaram na última segunda-feira de abril (28), com três turmas ativas.
Além da sede, o UPT passou a contar com duas novas turmas no Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rego, localizado no bairro Alto Aliança. Esta é a primeira vez que a instituição recebe o programa, ampliando as oportunidades para os estudantes da região. De acordo com José Augusto Ribeiro Gonçalves, coordenador do Polo Universidade para Todos em Juazeiro, a criação da nova extensão surgiu para ampliar e garantir mais acesso de estudantes ao programa.
“A nova extensão no Colégio Pedro Raymundo Rego foi criada para atender à crescente demanda de estudantes da região que desejavam participar do cursinho Universidade para Todos, mas que enfrentavam dificuldades de acesso aos polos já existentes, seja por distância, transporte ou limitação de vagas.”
![]() |
Aula inaugural do Programa Universidade Para Todos no Campus III da Uneb em Juazeiro. Fonte: Prefeitura de Sento Sé / www.sentose.ba.gov.br |
O gestor acrescenta que a iniciativa busca “ampliar o alcance do programa, garantindo maior inclusão, equidade no acesso à educação preparatória para o vestibular da Uneb e outros vestibulares, fortalecendo a presença do UPT em áreas estratégicas com potencial de impacto social e educacional”.
Atualmente, 141 alunos estão sendo atendidos pelo programa em Juazeiro e região, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Em 2025, foram contratados 15 novos monitores para atender a essa demanda crescente. A turma no município de Sento Sé retornou às aulas no dia 6 de maio. Já na comunidade do Rodeadouro, ainda não há previsão para o começo das aulas, pois a implantação do polo depende da parceria com a prefeitura para viabilizar o transporte para os monitores de ensino.
Segundo a Secretaria de Educação da Bahia, em 2023, o programa alcançou 18.966 estudantes em toda a Bahia, com aulas realizadas em 311 polos distribuídos por 195 municípios. Só no ano passado, o UPT contou com mais de 1.300 monitores e realizou diversas ações complementares, como aulões, oficinas e simulados. O resultado desse esforço aparece nas aprovações, e ex-alunos destacam a importância da iniciativa em suas trajetórias acadêmicas.
![]() |
Aula inaugural do Programa Universidade para Todos no Campus III da UNEB em Juazeiro. Foto: Maria Helena Almeida |
Beatriz Menezes, que atualmente é monitora de redação do UPT, foi aluna do programa e destaca como a iniciativa foi decisiva para sua trajetória no ensino superior. “Está sendo bastante desafiador, é uma coisa que eu não tinha me colocado para fazer ainda, que é a monitoria docente, mas está sendo uma experiência muito rica e importante. Poder contribuir com o programa que tanto me ajudou a entrar na universidade, e poder ajudar outros estudantes a ingressar e conquistar seus objetivos, realizar seus sonhos, me deixa muito feliz e esperançosa”, comentou.
Já Karem Rodrigues, que é estudante do 6º período de Jornalismo em Multimeios na UNEB, também relembra com gratidão a sua passagem pelo programa. “Então, para mim foi uma experiência incrível, aprendi coisas que no colégio eu passei a vida toda e não consegui. A primeira vez que fiz uma redação pra valer mesmo foi na UPT. Hoje, eu recomendo para todos. Os professores, mesmo sendo ainda estudantes, tiveram uma didática excelente. Fiz o vestibular com a isenção que o projeto oferece aos participantes e entrei na UNEB em 2022.”
A vivência no programa também transforma quem atua como educador. Letícia Mendes, jornalista egressa da UNEB, atuou na UPT como monitora de espanhol em 2024 e relata como a experiência impactou em sua formação profissional.
“Toda a estrutura da UPT facilita muito esse momento de ser professor, de dar aula, principalmente para gente que não faz um curso de licenciatura, que faz bacharelado. (...) eu percebi no ano passado que para mim a UPT foi uma formação mais humana que profissional. Eu acabei conhecendo jovens, pessoas de diferentes realidades, de diferentes idades, e aí eu tinha que entender como eu poderia passar o assunto para aquelas diferentes pessoas. Foi uma experiência muito boa, eu aprendi muito em espanhol, tive ótimas trocas com os estudantes e fui muito feliz. E a bolsa também ajuda muito na permanência na faculdade.”
O programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, que tem o objetivo de preparar estudantes e egressos da rede pública para o ingresso no ensino superior. O cursinho oferece aulas presenciais, acompanhamento pedagógico gratuito e foco nos conteúdos cobrados nos principais processos seletivos, como o ENEM e os vestibulares estaduais.
Mais informações podem ser acessadas pelo site oficial do programa: upt.educacao.ba.gov.br.