No dia 31 de agosto de 1887, ouvia-se o primeiro silvo da locomotiva que vinha servir a uma população pequena e a um comércio restrito. Foi a primeira viagem do trecho Itiúba-Bonfim da Ferrovia Centro Atlântica-FCA. Mais tarde foram construídos outros trechos do sistema ferroviário integrando cidades do Piemonte e do sertão do Vale do São Francisco.
A ferrovia exerceu grande influência no desenvolvimento de Senhor do Bonfim, facilitando o acesso de viajantes a diversas cidades e crescimento da dinâmica comercial, gerada tanto pelos engenheiros quanto pelos operários que movimentaram a economia da cidade com seus salários.
No município de Senhor do Bonfim, existiram seis estações ferroviárias. O atual prédio foi construído em 1944 e passa por reformas. Ele já foi ponto de encontro de boêmios e intelectuais, que iam acompanhar a partida ou chegada das pessoas e conversar sobre cultura e arte. “Era o auge cultural de Bonfim”, descreve Antonio de Azevedo Lima, no livro “Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil”.
A circulação de trens de passageiros acabou em 1989, mas o tráfego de cargueiros existe até hoje. Há dois anos, a estação foi inserida no calendário do São João bonfinense. É o Forró no Trem, que faz um percurso de 3 Km com muito forró e comidas típicas animando os turistas.
A estação perdeu um pouco de seu brilho, grandeza e esplendor, mas deixou lembranças e saudades naqueles que passeavam sob os trilhos.