Alunos de Jornalismo em Multimeios apresentam a Curricularização da Extensão no Intercom Nordeste 2024. FOTO: João Pedro Tínel |
A curricularização da extensão é uma proposta da
universidade que visa a interação ativa entre os estudantes e a comunidade,
desenvolvendo projetos com base na vivência da população local. O primeiro
trabalho “Diagnóstico comunitário da comunidade do Angari: a
Curricularização da Extensão colaborando para construir vínculo com a
comunidade no Angari”, teve como finalidade
coletar e analisar informações sobre principais pontos e problemas dessa comunidade
e contribuiu para construir uma relação de confiança e responsabilidade entre a
UNEB e seus moradores. “Para ser bem sincero eu
fiquei muito nervoso, travei minha mão está gelada até agora, mas foi uma
experiência única, foi uma experiência muito boa. Sinto que foi uma etapa que
eu precisei passar para evoluir, e espero que, nas próximas etapas do projeto,
tire esse preconceito da cidade sobre o bairro”, afirma Luan, que, pela primeira vez, apresentou
um projeto no Intercom.
Luan Barros apresenta os resultados e conclusões do trabalho. FOTO: João Pedro Tínel |
O segundo trabalho – “Matriz SWOT: proposta metodológica para diagnóstico ambiental na comunidade pesqueira Angari, no semiárido brasileiro” - apresentado pelos discentes Guilherme Passos e Gabriel Santiago foi um dos destaques do GT Comunicação e Semiárido. Essa metodologia, expondo as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos da região, que, originalmente é voltada para negócios no marketing, foi aplicada na realização de um diagnóstico da mesma comunidade, em 2023. “Nós observamos um aspecto de inovação. Nos outros GTs eu nunca havia visto o uso da Matriz SWOT para a realização dessa pesquisa, então essa interdisciplinaridade em trabalhar com métodos do campo da administração, trazendo-os para a comunicação e aplicando de forma visível a partir da curricularização, trouxe esse viés de inovação para os GTs, gerou surpresa e inclusive inspirou a realização de outros trabalhos a partir dessa metodologia aplicada pela UNEB.” – destaca Lana Krisna, coordenadora do GT.
O aluno líder Guilherme Passos relatou a experiência de produção do diagnóstico e a expectativa da equipe diante o projeto pós Intercom:Agora, os estudantes se
preparam para uma segunda fase do projeto de curricularização que tem como
objetivo desenvolver produtos jornalísticos, como exposição fotográfica,
documentário e/ou reportagem, em conjunto com a comunidade. O produto terá uma
fundamentação teórica sociológica de acordo com cada uma das pesquisas
realizadas no diagnóstico na primeira parte do projeto e terá como objetivo
representar a história, os desafios que o bairro enfrenta e os aspcetos
culturais e sociais presentes na sociedade.