A inovação do fazer jornalismo digital e o mapeamento de consumo de notícias no Velho Chico: Conheça o Projeto PILOTOS

MultiCiência 06 agosto 2025
Foto: Divulgação 

Com a proposta de criação de um laboratório de experiências em comunicação digital e no desenvolvimento de produtos inovadores no campo do jornalismo, surgiu o PILOTOS, o mais novo projeto de pesquisa e extensão do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb, em Juazeiro, no norte da Bahia. Coordenado pela jornalista e professora Talyta Singer, o projeto vai, em um primeiro momento, buscar entender como funciona o consumo de conteúdo jornalístico na população do Vale do São Francisco e preencher lacunas de dados sobre os hábitos de consumo na cidade baiana.

A iniciativa funcionará como uma redação experimental focado no jornalismo digital e na produção de conteúdos interativos com o público que terá papel fundamental na lógica empreendedora do jornalismo. Apesar de se configurar como um projeto de extensão, as ações caminham em conjunto com atividades de pesquisa.

O PILOTOS tem como objetivo principal criar um laboratório de experiências em comunicação digital, voltado para ações que não se encaixam nos formatos tradicionais de disciplinas ou em outros projetos existentes. A proposta pretende desenvolver protótipos e formatos que dialoguem diretamente com os hábitos e necessidades de grupos específicos.

O foco está na produção de um jornalismo que seja, de fato, lido e relevante. Isso significa apostar em qualidade, impacto e responsabilidade social, evitando práticas como clickbait, desinformação e sensacionalismo. “A gente publicar não quer dizer que tem alguém lendo do outro lado. Só é jornalismo se tem alguém lendo”, destaca a coordenadora Talyta Singer.

Mais do que informar, o projeto quer experimentar e construir novas formas de fazer jornalismo, mais próximas do público e das transformações digitais.

Primeiros Passos

Inicialmente, os estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios são o público-alvo e serão os responsáveis por desenvolver as atividades, garantindo a participação estudantil ativa no projeto. Além disso, o PILOTOS elegeu outros dois públicos para trabalhar: idosos e o setor do agronegócio.

Para os idosos, a intenção é desenvolver e testar produtos de comunicação específicos. No caso do agronegócio, “uma das primeiras coisas que a gente vai fazer é sentar para conversar com essas pessoas, para saber qual é o tipo de produto de comunicação que elas gostariam de ver, qual é o tipo de demanda de comunicação que elas têm e que não está resolvida”, declara a professora.

Além disso, pessoas de fora da universidade são incentivadas a colaborar com o PILOTOS, pois, segundo a professora, não se quer fazer jornalismo apenas com jornalistas. Ela explica que este momento é ouvir as pessoas e saber do consumo de mídia, é para conversar com quem está fora, já que quem estuda e pesquisa jornalismo pode ter um hábito de consumo muito específico ou restrito.

A equipe do projeto quer que as pessoas venham conversar e dar ideias. A fase atual do projeto envolve "arrumar a casinha" para começar a marcar esses encontros. Para mais informações sobre o PILOTOS, os interessados podem entrar em contato com a professora Talyta Singer pelo e-mail talytasinger@uneb.br.



Por Maria Helena Almeida e João Pedro Saraiva, estudantes de Jornalismo em Multimeios e colaboradores do MultiCiência.