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| Foto: Carla Paiva |
“Repórter do Multi por um Dia” é um quadro do projeto de extensão Agência de Notícias MultiCiência, que tem se destacado nas redes sociais, como Instagram e TikTok, pelo protagonismo estudantil, divulgação científica e jornalismo contextualizado. Nesta nova temporada, o quadro vem atuando com adolescentes de escolas estaduais da Bahia, convidando os estudantes das escolas públicas de Juazeiro(BA) a refletirem sobre a importância do jornalismo científico e estreitando a relação da universidade com as escolas.
A MultiCiência produz e distribui informação sobre educação, ciência e tecnologia dentro e fora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, Juazeiro (BA). O quadro “Repórter do Multi por um Dia” nasceu com o intuito de fortalecer o acesso ao blog MultiCiência. O antigo monitor bolsista do projeto, Matheus Navais, notou que, mesmo com a rotina de publicações de textos, o blog continuava com o engajamento baixo. Foi daí que surgiu a ideia de conectar o blog às plataformas Instagram e TikTok, onde cada vez mais jovens estão inseridos.
Os vídeos publicados nas redes da MultiCiência partem de alguma matéria já publicada no blog, transformando o conteúdo textual em um resumo da reportagem, fazendo com que o interesse da pessoa que está consumindo aquele assunto seja direcionado ao blog. Os vídeos duram, em média, um minuto e meio, o que contribui ainda mais para a curiosidade e o desejo de acessar o blog e ler a matéria completa.
Uma nova fase de produção
Antes a produção era feita por discentes do primeiro período do curso de Jornalismo em Multimeios, nessa nova fase, a produção do “Repórter do Multi por um Dia” extrapola os muros da Universidade e realiza oficinas de reportagem com os estudantes das escolas públicas de Juazeiro(BA). No último dia 14 de outubro, alunos do Colégio Paulo José de Oliveira (Paulão), da Agência de Notícias Vozes do Paulão, participaram da oficina com o propósito de trabalhar, de forma prática, os processos de produção e linguagem jornalística, que vão da produção textual até o modo de se portar diante das câmeras. Tudo o que eles produziram na oficina será divulgado nas redes sociais da MultiCiência.
“Eu já conhecia a agência, pelas redes sociais, e gostei bastante de ter a oportunidade de criar um vídeo para o quadro. Creio que essas oportunidades ajudam os alunos a ficarem mais informados sobre a região, e também desenvolvem a escrita e leitura.” afirmou Kaio Sousa, estudante do 2º ano B que participou da oficina.
O processo para a criação do vídeo é colaborativo e passa por várias etapas. Primeiro, a equipe de produção faz a escolha do texto que será adaptado para vídeo. Em seguida, o estudante precisa se inscrever para ser repórter ou é selecionado para participar. Ele faz essa inscrição pelo próprio Instagram da MultiCiência, recebe todo o material e o roteiro. Quando acontecem as oficinas nas escolas, os estudantes se dividem em grupos e são auxiliados pelos produtores do quadro. Depois, vem o momento da gravação, em que os alunos exercitam a captação de imagem, e o repórter ou a dupla de “jornalistas” tem uma preparação que envolve instruções de interpretação e ambientação.
A equipe do quadro conta com a participação dos monitores voluntários do próprio projeto de extensão e estudantes de Jornalismo em Multimeios Gabriel Santiago, Guilherme Leite, Guilherme Passos, Meiwa Magalhães, Rayssa Keuri, João Pedro Saraiva e as professoras Carla Paiva e Raiane Sousa que coordenam o projeto MultiCiência.
Para Meiwa Magalhães, estudante de Jornalismo e uma das idealizadoras do quadro, o projeto é um espaço de aprendizado que contribui para a permanência dos alunos na graduação e estimula o interesse em participar de projetos de extensão, que são fundamentais na formação acadêmica.
“Acredito que o quadro tem um papel importante por estar inserido em um projeto de extensão, atuando dentro e fora da universidade. Internamente, incentiva os estudantes dos primeiros períodos a se aproximarem da prática do curso, contribuindo para a permanência e o interesse em projetos de extensão, fundamentais na formação acadêmica. Externamente, ao chegar às escolas públicas, amplia o alcance da universidade e aproxima os jovens do jornalismo, inspirando-os e mostrando que a comunicação é acessível e faz parte do nosso cotidiano”, avalia Meiwa.
Por Anne Carvalho e Gabriel Matos, estudante de Jornalismo em Multimeios e colaboradores do Multiciência.
