A Reportagem em Jornalismo Científico

. 23 março 2008


O jornalismo científico é tema constante nos meios de comunicação de massa, seja no espaço dedicado a artigos e/ou à notícia informativa. A informação científica tem sido utilizada como um indicador de soberania das nações, bem como, e contraditoriamente, do poder econômico de empresas transnacionais na divulgação de experiências, medicamentos e tecnologias. Contudo, uma Ciência que viabilize a soberania das nações deve se comprometer com o desenvolvimento social e humano. E o jornalismo deve assumir o campo inerente à divulgação jornalística: informar o público dos avanços científicos, apontar as contradições existentes na produção da ciência e ser responsável socialmente.

No campo do Jornalismo, o público deve ser informado a respeito da Ciência de tal forma que seus benefícios sejam utilizados pela maior parte da população. Cabe ao jornalista não apenas noticiar fatos espetaculares, notícias divulgadas por institutos de pesquisa conceituados, mas o trabalho constante e silencioso de pesquisadores que, muitas vezes, é ignorado pelos meios de comunicação de massa.

Ao repórter científico cabe divulgar o conhecimento científico produzido na universidade de forma que o leitor possa compreender como a pesquisa pode ajudá-lo a repensar as práticas de produção e de consumo dos bens. Em suma, o jornalismo comprometido com uma informação jornalística o mais abrangente possível e que possa ajudar o leitor a tomar decisões e adquirir auto-governança.