A que se destina o projeto Multi.Ciência?

. 23 março 2008

Estimular os meios de comunicação de massa a divulgar a Ciência produzida pelas Universidades Públicas, situadas em Juazeiro e Petrolina, este é um dos objetivos estratégicos do projeto de extensão “MultiCiência” – Agência de Notícias de Ciência, Educação e Tecnologia, em desenvolvimento no Departamento de Ciências Humanas, campus III.


A iniciativa do projeto surgiu pelo entusiasmo em se aventurar pela seara do jornalismo científico e criar um espaço de experimentação para docentes e discentes do curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo em Multimeios.


A idéia se consolidou com uma pesquisa de campo realizada com 30 comunicadores, incluindo jornalistas e radialistas, atuantes nas duas cidades, que identificou que a universidade não tem sido uma fonte de informação regular para a produção de notícia e/ou de reportagem.

Um dos motivos inferidos com a pesquisa seria o não-acesso à informação regular fornecida diretamente pelas universidades, ficando os jornalistas e comunicadores locais com acesso apenas a informações fornecidas por Assessorias de Comunicação e fontes testemunhais. Embora nos meios de comunicação locais não haja editoria específica à Ciência, caberia à universidade pública viabilizar o acesso das fontes científicas. Isto ocorre porque a rotina produtiva do jornalismo tem sido, cada vez mais, pautada pelas informações fornecidas por Agência de Notícias, Assessorias de Comunicação e há pouca investigação do repórter na busca de novas fontes.


Se o diagnóstico dessa realidade parece cruel, cabe à universidade procurar instrumentos que tornem viáveis à divulgação do conhecimento científico produzido. A Ciência produzida na universidade não pode ficar circunscrita aos muros acadêmicos, uma vez que contraria o paradigma do conhecimento científico, ou seja, é preciso sujeitar à prova de verificação entre os seus pares o saber produzido.

Com a intenção de facilitar o fluxo de informação entre o universo acadêmico e os produtores de comunicação, a Agência de Notícias MultiCiência se propõe a agendar na mídia local projetos de pesquisa e de extensão produzidos no Campus III. O objetivo é estimular, de forma gradativa, os comunicadores a utilizarem as fontes especializadas na produção das matérias jornalísticas. Assim, poderemos criar uma cultura favorável à publicação da ciência de forma regular.


MultiCiência procura dar visibilidade às atividades universitárias, bem como fornecer fontes especializadas em determinados temas. São divulgados boletins aos meios de comunicação impresso, televisivo e radiofônico, bem como on-line, principalmente o site da Universidade do Estado da Bahia.

Neste momento, resolvemos trazer a experiência para o universo cibernético e vamos expor a produção realizada pela Agência de Notícias e seus colaboradores. Esperamos que os internautas e blogueiros gostem da experiência.


Por Andréa Cristiana, coordenadora do projeto