Crítica da Mídia: É preciso jornalismo.....

. 30 abril 2008

Alguma coisa está fora da ordem... Os negros, os marginalizados e os depositados em “aldeias”, nas periferias. A injustiça ainda não espanta os meios de transmissão. A ausência total de compaixão é suplantada pela imponência do mais forte. Negro, gay, lésbica, transgênero não dá em outra: é infrator.


Paira, no mundo midiático, um clima de intolerância que informa através de uma disfunção narcotizante. Um silêncio perturbador que altera o sistema nervoso central daqueles que vivencia as mazelas.


Noventa por cento da população brasileira sabem que a pequena Isabela foi jogada de um prédio, mas quantos sabem que a “Tropa de Elite”, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), assassinou onze pessoas, entre elas uma senhora de 70 anos, em apenas uma operação no mês de abril, na comunidade Cidade de Deus, Rio de Janeiro? Quantos ouviram falar do jovem assassinado por um policial após se negar a parar em uma blitz? Em Juazeiro/BA, toda semana surgem vítimas da violência e a mesma versão: “Vítima assassinada à tiros por dois homens em uma moto. Não há pistas dos assassinos...”


É preciso jornalismo. Jornalista não é salvador da pátria, nem a profissão existe para revolucionar. Porém, é necessário estimular a crítica, estimular consciências. Já é tempo de uma nova versão “Rota 66”.



Por Cecílio Bastos, aluno do 5º período de Comunicação Social: Jornalismo em Multimeios e colaborador do MultiCiência.