Participantes do Erecom irão compatilhar experiências educomunicativas desenvolvidas na região

. 30 abril 2008
Estudantes e Comunidade de Juazeiro vão compartilhar experiências educomunicativas


Vivenciar os temas no momento em que eles são debatidos, reconhecer a realidade no instante em que ela é teorizada. Este é o objetivo dos Núcleos de Vivências, que irão acontecer no II Encontro Regional de Estudantes de Comunicação (ERECOM). Espalhados por diversos lugares e instituições, os participantes vão conhecer e vivenciar, durante todo o dia de sexta-feira (02/05), as condições e modos de vida de bairros da cidade de Juazeiro, as suas experiências na área de comunicação, os trabalhos de educação e capacitação no qual estão entrelaçados.


Os Núcleos de Vivência ocorrem no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), no Salitre, no Núcleo de Arte-Educação Nego D água (NAEND’A), no bairro do Kidé, no Instituto da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA), no Bairro do Tabuleiro, na Comunidade José e Maria e na Rádio Comunitária Liberdade FM.

Nestes lugares, os participantes vão presenciar os benefícios da comunicação, como fator agregador e de educação, como é o caso do bairro Tabuleiro. Na comunidade, existe a “Rádio Pé de Poste”, um sistema de radiodifusão que proporciona a realização de debates e é um porta-voz das reivindicações sobre os problemas do bairro. Na Comunidade José e Maria, o Articulação Resistência e Cultura - ARC Resistência - promove palestras, workshops como forma de usar o entretenimento para estimular a cultura local, fomentando na população um maior respeito pela comunidade onde vivem.

O IRPAA, organização não governamental sem fins lucrativos, exercita nas suas práticas a convivência com o semi-árido e um novo modo de conceber a região e seus problemas recorrentes a partir de uma nova relação de vivência com o meio ambiente. O NAEND’A assiste mais de 200 meninos e meninas que participam de oficinas de circo, percussão, balé, dança popular, teatro, filarmônica, artes plásticas e capoeira oferecidos pelo grupo.

A finalidade desses Núcleos de Vivências é compartilhar experiências, nas quais estudantes e as universidades possam colaborar com essas instituições e comunidades, numa reciprocidade de saberes e práticas. Um exemplo é a Rádio Comunitária Fm Liberdade de Campos, emissora que conta com o apoio da comunidade de Campos onde está localizada e é um exemplo de radio comunitária, ao promover a cidadania e a democratização da comunicação.
Informações:
Comissão organizadora:
Paulo Victor (74) 99974981
Érica Daiane (74) 88112998

Por Ramon Pimentel
Redação MultiCiência