UNEB investe em curso de Educação à Distância e promove a formação de Graduandos em Administração

. 22 abril 2008
A professora Goretti Souza é a coordenadora-tutora do curso em Juazeiro


O ensino de Educação à distância já é uma realidade nas universidades brasileiras. O que poucas pessoas sabem é que essa modalidade de ensino existe desde o século XIX, quando estudantes enviavam cartas aos mestres para compartilhar conhecimentos científicos. Ao final da Primeira Guerra Mundial, o ensino se expandiu por diversos países. No Brasil, essa tecnologia educacional foi implantada no período da ditadura destinada a atender a necessidades mercadológicas. Com a redemocratização do país, a EAD se populariza e desenvolve uma visão crítica.

Baseada nessa metodologia a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) implantou há dois anos o Curso de Graduação em Administração (ADM-EAD). O curso foi aprovado pelo Conselho Universitário com duração de nove meses e carga horária de 3mil horas e 200 créditos.

Realizado por 27 universidades públicas brasileiras, o curso é coordenado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Banco do Brasil e Secretaria de Educação. O projeto envolve 10 mil estudantes em todo o país. Na Bahia e em Sergipe, são 627 estudantes matriculados em oito turmas, informa Goretti Souza, coordenadora-tutora do ADM-EAD, em Juazeiro.

O ensino à distância de Administração tem sede no Departamento de Ciências Humanas, Campus V, em Santo Antônio de Jesus-BA, e abrange 11 pólos regionais, formados por Aracajú, Barreiras, Guanambi, Jacobina, Juazeiro, Irecê, Paulo Afonso, Salvador, Serrinha, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista.


As atividades são semipresenciais e realizadas em encontros que ocorrem aos sábados nos pólos de ensino. Os estudantes utilizam Bibliotecas, fóruns de discussão, chats, questionários virtuais, trabalhos científicos e páginas de sites para aprofundar os estudos e desenvolver as avaliações.

Em Juazeiro, o curso tem 32 estudantes matriculados, entre eles funcionários do Banco do Brasil, do SENAI-SE e Técnico-Administrativos da UNEB que irão se graduar em Administração.

Os gestores do curso consideram o ensino de Educação à Distância indispensável à promoção do conhecimento, tornando-se uma das fontes de ensino-aprendizagem, por introduzir as novas tecnologias e promover a transformação social, política, cultural e econômica.

Para quem tem dúvidas sobre a eficiência e a importância do ensino à distância, o monitor do curso Rodrigo Gomes coloca uma questão que merece reflexão: "é preciso que os críticos da modalidade à distância, bem como os demais indivíduos, passem a enxergá-la, não somente pelo lado negativo, mas pelas experiências as quais vêm obtendo êxito”.


Mais informações: Goretti Souza - 74 36115617.

Por Kátia Brito (Texto e Foto)
a Redação MultiCiência