Professores recebem formação para levar a cultura afro-brasileira para as escolas

. 24 abril 2008
Professora Beatriz é uma das coordenadoras locais do Afro-UNEB.
Foto: Wllyssys Wolfgang


A adaptação da história e da cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar pode se tornar uma realidade nas escolas públicas baianas. O projeto Afrouneb, união do programa Uni-Afro do Ministério da Educação em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolve atividades de formação para professores do ensino fundamental, com a finalidade de levar ao conhecimento dos estudantes da 1ª à 4ª série, a importância da África e da sua cultura na formação do povo brasileiro.

Os professores são estimulados a introduzir a história africana nas diversas matérias visando mostrar a contribuição da cultura. A intenção do projeto é promover a adaptação da Lei 10.639/03, que determina a inclusão no currículo escolar de aspectos da história e cultura afro-brasileira e africana nas diversas práticas de ensino na escola, conforme a Lei de Diretrizes e Bases para a educação, explica a professora Maria Beatriz Braga, uma das coordenadoras do projeto.

Com o AFRO-UNEB, pretende-se, além de promover o conhecimento da cultura afro-brasileira, combater o preconceito, provocado muitas vezes por conceitos negativos sobre a cultura de matriz africana.

Em Juazeiro, o Afro-Uneb é coordenado pelos professores Maria Beatriz e Paulo Soares, e pela monitora Quércia Oliveira, do Departamento de Ciências Humanas – DCH III. Em parceria com a Diretoria Regional de Educação (Direc) e a Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Juazeiro/BA, são capacitados 50 educadores da cidade que atuam nas escolas publicas. A formação se dá mediante estudos promovidos por professores-formadores oriundos de Salvador.

Devido à contribuição dos africanos para a formação da identidade brasileira, o Afro-UNEB irá promover, no dia 13 de maior, a Noite Negra para discutir questões pertinentes à luta do movimento negro e reverenciar aspectos da estética, moda, beleza e da produção intelectual acerca dos conflitos contemporâneos envolvendo a cultura afro-brasileira.

No evento, haverá participação do Núcleo de Arte-Educação Negro D´Água (NAENDA), do grupo Samba de Veio, além de projeções, palestra e exposição de roupas e alimentos típicos da cultura afro-brasileira. A Noite Negra acontece a partir das 18horas, no DCH III.

Mais informações:

Maria Beatriz e Paulo Soares: (74) 3611-5617

Por Ramon Pimentel
Da Redação MultiCiência