Vida Nova para as margens do Velho Chico

. 29 abril 2008


Foto: Nardélio Teixeira


Plantar 300 mil mudas de espécies nativas da mata ciliar nas margens do Velho Chico nos próximos dois anos. Este é o desafio que une professores do Departamento de Tecnologias e Ciências Sócias (DTCS), campus III, da Universidade do Estado da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) e os docentes da Escola Agrotécnica de Juazeiro. A ação faz parte do projeto “Produção de Plantas Nativas para recomposição da mata ciliar no Sub-Médio-São Francisco” que se propõe a produzir mudas nativas para recompor o ambiente natural devastado: as margens do Velho Chico.

A pesquisa investiga o poder germinativo das mudas e o uso de substratos de boa qualidade, a exemplo do bagaço de cana, antes jogado no lixo e utilizado, atualmente, para enriquecer a germinação do solo.

Coordenado pela Doutora em Agronomia, Maria Herbênia Lima e Grécia Cavalcanti, professoras do DTCS, o projeto conta atualmente com o auxilio do bolsista Nardélio Teixeira, estudante de agronomia, e alunos da Agrotécnica, que recebem bolsas de estudo para desenvolver atividades relacionadas ao projeto, como a produção de mudas.

Nardélio é o responsável pelo trabalho de pesquisa, estudando a germinação de algumas espécies e desenvolve recursos para aumentar o poder germinativo de sementes, como é o caso da Baraúna (Schinopsis brasilienses), espécie nativa, com germinação de apenas 30%.

A pesquisa já identificou que a Ingazeira (Ingá vera) foi considerada a espécie mais importante, já que se encontra na margem do rio, zona de transição de águas e barrancos, evitando o assoreamento do Velho Chico.

O projeto realiza palestras e visitas em sítios às margens do rio, bem como divulgação através dos meios de comunicação para a comunidade, a fim de despertar na população local a importância de preservação da mata ciliar como fonte de subsistência. A etapa atual do projeto consiste na mobilização da comunidade de Juazeiro-Ba para o plantio das mudas.


Informação: Herbênia Lima

74 3611-7363


Por Verusa Pinho

Da Redação MultiCiência