50 anos de noticias em Juazeiro e Região

. 14 maio 2008

Extra, extra, venha conhecer o que foi notícia em Juazeiro nos últimos 50 anos. Este é o convite da Exposição Imprensa (In) forma, que acontece até o dia 31 de maio na Biblioteca do Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro.

A exposição faz parte do acervo do projeto de pesquisa e extensão O Arquivo de Maria Franca Pires: Memória e História Cultural em Pesquisa na região de Juazeiro-BA, coordenado pela professora Odomaria Bandeira Macedo, no Departamento de Ciências Humanas (DCH). São jornais, revistas e programas radiofônicos que circularam em Juazeiro entre 1939 e 1988 e foram guardados por Maria.

Maria Franca Pires nasceu em Remanso (BA) e desempenhou um papel relevante na cena cultural e educacional de Juazeiro. Professora durante 40 anos e pesquisadora intuitiva, reuniu um variado acervo da região, registrando a “história que vive na cabeça do povo”, como dizia. Maria Pires publicou os livros Histórias e Lendas do São Francisco, Você Tem medo de Assombração? e Juazeiro - BA.

Coordenada pela professora Odomaria Bandeira Macedo, a exposição é ambientada em cinco seções: Matérias de capa; Recortes de Maria; A região em Grandes Reportagens; (Re)vistas no Tempo; e Deu no Rádio: Escute! Títulos, formatos e estilos de jornais expressam a variedade do acervo e retratam parte da história da imprensa de Juazeiro.

A estudante e membro da equipe de pesquisa, Juliana Pires, considera que o trabalho é importante para a constituição de uma história da imprensa em Juazeiro e que a Exposição traz como mensagem “a importância de se guardar, preservar os jornais e revistas enquanto fontes históricas”, ressalta.

Na seção Matérias de Capa, podem ser encontrados exemplares dos jornais A Tarde, O Arauto e O Berro D’Água, imprensa alternativa produzida por jovens intelectuais de Juazeiro na década de 1980. Já na seção Recortes de Maria, o público poderá conferir momentos em que a própria professora foi notícia nos meios de comunicação de massa.

O retorno do Vapor Benjamin Guimarães e o seqüestro do bispo Dom José Avelar, entre outros fatos históricos de Juazeiro, ganham expressão na seção A Região em Grandes Reportagens. Na seção (Re)vistas no Tempo, as temáticas Educação, Turismo, Cultura, Arte e Política e outros assuntos podem ser encontrados nas revistas Veja, Manchete, Realidade e Fatos do Vale.

O espaço mais interativo da Exposição é a seção Deu no Rádio: Escute!, onde os presentes poderão ouvir trechos de programas radiofônicos produzidos na década de 1980 e veiculados na Rádio Juazeiro e na Emissora Rural.


O Arquivo de Maria Franca Pires: Memória e História Cultural em Pesquisa na região de Juazeiro-BA é desenvolvido no DCH III desde 2006 e vem documentando a historia cultural da cidade por meio do acervo da professora. Os pesquisadores já realizaram duas exposições com materiais do acervo. A primeira se referia a fotografias encontradas no arquivo. A segunda, realizada ano passado, trouxe ao público um conjunto de imagens como anúncios de teatro, shows de dança, carnaval, cartazes políticos, seminários e cursos, flâmulas, folders, sacos de embrulho, entre outros, que contavam a história da publicidade na região.

Os interessados em conhecer um pouco da história da imprensa podem visitar a Biblioteca do Campus III da UNEB, no horário das 8h às 21 horas.

Informações:
DCH III UNEB – (74) 3611-5617

Por Paulo Victor
MultiCiência