Por quê usar Marca? Confira Eu, Etiqueta. Eu Outdoor no Curta na UNEB

. 29 maio 2008


Por quê usar marca? O que ela representa? Como o marketing se apropria dos produtos? O que usar: original ou pirata? Compramos o produto ou a marca? Somos todos etiquetas, vitrines, outdoors. Pagamos para anunciar. A marca como forma de auto-afirmação, glamour, conforto, consumo, visibilidade e aceitação social.


Este é Eu, Etiqueta. Eu Outdoor, curta-metragem produzido por Carol Souza, Jaquelyne Almeida, Juciana Cavalcante, Mirela Costa, Luana Bernardes, Luciana Passos e Pablo Moura, estudantes de Comunicação Social da UNEB – Universidade do Estado da Bahia.


Eu Etiqueta. Eu Outdoor aborda um tema comum a jovens e adultos: o consumo de marcas. Segundo Pablo Moura, o curta-metragem parte da idéia de que quando compramos uma “roupa de marca”, estamos, na verdade, pagando pra fazer uma propaganda da marca. “Muitos são escravos da moda, porque aparentemente isto lhe traz um status. É necessário repensar e enxergar até onde somos os senhores de nossas vidas”, afirma.


Com uma linguagem objetiva e simples, capaz de envolver a adolescentes, jovens e adultos, o vídeo tem como base o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drumond de Andrade, que influenciou para escolha das imagens e da trilha sonora.


Os estudantes produziram o vídeo com a captação de imagens, roteiro, trilha sonora. Pela primeira vez, eles tiveram a oportunidade de criar, produzir, experimentar e realizar um curta-metragem. A edição foi feita por Jorge Evilásio com a participação dos estudantes. “Sem dúvida o processo mais trabalhoso e, paradoxalmente, mais gratificante foi a edição. Entre o que se pensa e o que de fato se concretiza, percorre-se longos caminhos. O vídeo de fato acontece na edição. E esse foi um dos grandes aprendizados”, destaca Pablo Moura.


Eu Etiqueta. Eu Outdoor tem a a participação de consumidores de marcas, do psicólogo Darlindo Ferreira, da publicitária Ivonete Almeida, de vendedores de loja e camelôs.


O curta-metragem é resultado da disciplina Laboratório de Vídeo-Arte, ministrada pela professora Fabíola Moura e será exibido amanhã (30/05), às 18h, na programação Curta na UNEB, que acontece até domingo no Departamento de Ciências Humanas da UNEB, em Juazeiro.


Vale a pena conferir


Por Thiago Gonçalves
Da Redação MultiCiência


Mais informações
Pablo Moura
E-mail: pabllovasconcelos@hotmail.com