Agricultura Familiar Orgânica em discussão na UNEB

. 29 maio 2008



A consolidação do agronegócio de produtos orgânicos na região de Juazeiro sreá discutido de hoje até amanhã (30/05) no 1º Seminário Prospectivo da Cadeia Produtiva da Agropecuária Orgânica no Vale do São Francisco.


O evento é promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) e parceiros do Fórum de Agropecuária Orgânica e Agroecologia do Vale do São Francisco, no Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Com a proposta de propor soluções que contribuam para o crescimento dessa parcela do agronegócio, de forma sustentável, o encontro reúne produtores rurais, representantes de associações e cooperativas de produtos orgânicas, de Ong’s, do comércio agrícola, de indústrias de insumos orgânicos e de instituições públicas e privadas de pesquisa, ensino e extensão rural.

A agricultura vem crescendo na região nos últimos 10 anos, e os produtores, particularmente os agricultores familiares, enfrentam dificuldades que impedem o avanço da produção orgânica. “A nossa visão é de que este segmento agrícola venha a obter apoio para o seu desenvolvimento, desde o plantio das culturas até a comercialização, de forma sustentável e organizada”, comentou o gerente Fernando Antônio Moura Duarte, gerente da EBDA, em Juazeiro.


A Gerência Regional da EBDA, em Juazeiro, presta assistência técnica aos agricultores que adotaram o sistema orgânico, incentivando e orientando nas diversas fases das culturas, de forma sustentável e ecologicamente corretas.


Fonte: Marcos Vinicius Gonçalves/ Assessoria de Imprensa /EBDA/ Juazeiro