Arranjo Produtivo Local em Lagoa Grande vai investir na consolidação da Caprinovinocultura

. 02 junho 2008

Desenvolver ações que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento do arranjo produtivo local da Caprinovinocultura no município de Lagoa Grande, com a inserção de novas tecnologias de produção voltadas à Convivência com o Semi-árido. Esse é o objetivo principal do projeto APL- Arranjo Produtivo Local em foco, desenvolvido pela prefeitura de Lagoa Grande em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia e parceiros como o Sebrae, Senar, UFRPE, Codevasf 3ª SR, Embrapa Semi-árido e Associação Agropecuária do Vale do São Francisco – Aprisco do Vale.


O município de Lagoa Grande conta hoje com um rebanho de 80 mil cabeças de caprinos e ovinos, com produtividade média é de apenas 15 a 20 kg/ha/ano. Os resultados alcançados em carne, leite e pele, estão muito baixos, levando a população rural, que cria caprinos e ovinos, a obter baixo rendimento. Nesse contexto, o projeto de fortalecimento e desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Caprinovinocultura identifica que a exploração tem rentabilidade e colabora com o processo de inclusão social.

O APL pretende viabilizar a garantia de qualidade de vida às famílias de baixa renda viabilizando ao pequeno produtor as modernas técnicas de produção e comercialização dos produtos que garantem a sustentabilidade da cadeia produtiva da Caprinovinocultura. Para isso, realiza estudos que visam identificar, sistematizar e valorizar as experiências locais e regionais bem sucedidas, para replicá-las e adaptá-las, quando necessário, através de experiências participativas.

Os fatores que dificultam o avanço da atividade estão relacionados a falta de assistência técnica para o manejo da produção e a capacitação e treinamento para os caprinovinocultores. Um outro fator é de ordem cultural, devido à tradição de comercialização dos caprinos e ovinos nos momentos de necessidade financeira. A criação, portanto, é uma reserva de patrimônio, uma espécie de poupança.

A Secretaria Municipal de Agricultura-SEADI identificou ainda que é preciso melhorar alguns pontos críticos no manejo sanitário, alimentar e reprodutivo do rebanho, além de realizar um melhoramento genético com raças nativas e exóticas, e incentivar o manejo de pastagens nativas, respeitando o bioma do Semi-árido(Caatinga).

Em cooperação com grupos de agricultores/experimentadores, são desenvolvidos também processos tecnológicos inovadores em campos de aprendizagem e em núcleos de experiência participativa localizados em propriedades rurais de agricultores familiares. Também são realizados nas estações experimentais das instituições de pesquisa envolvidas, ensaios complementares para retro-alimentação do sistema.

Para alcançar os objetivos, as instituições envolvidas com o projeto estabeleceram eixos centrais que se materializam através da produção de forragens tolerantes a seca, criação de bancos de proteínas, manipulação da vegetação da Caatinga e o melhor aproveitamento de forragens, através da fenação, ensilagem e amoniação. O uso de Tecnologias para melhorar o manejo sanitário e reprodutivo do rebanho, completa o trabalho do APL, que dispõe ainda de modernos sistemas para garantir a qualidade da produção e agregar valor aos produtos : leite, carne e a pele dos animais.
Fonte: Class Comunicação