Sobre Vivência no Curta na Uneb

. 28 maio 2008
Foto: Eudes Sampaio, produtor do Sobre Vivência


“É um filme em que o espectador pode chorar e ao mesmo tempo refletir sobre a história de vida de pessoas. De indivíduos que você não precisa ter medo ou nojo, porque são seres semi-humanos, mas pessoas que tentam se manter vivos em uma subumana realidade”.
Com esta afirmação, estudantes do curso de Comunicaçã Social: Jornalismo em Multimeios convidam para assistir ao video Sobre Vivência O video-documentario será exibido na III Mostra de Vídeo-documentário – Curta na UNEB, que acontece de hoje até domingo (o1/06).

Sobre Vivência foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre as condições de vida de uma comunidade de trabalhadores, em Juazeiro, da Bahia; e tenta estabelecer a relação entre o homem e seu trabalho, a satisfação e expectativas de melhoria de vida intrínsecas a todos nós.

Com uma visão descomprometida do sistema, combinam imagens e depoimentos impressionantes, e, ao mostrar a rotina desse ambiente, descrevem as curiosidades do dia-a-dia, a simplicidade de pessoas que são símbolos da tragédia social.


Inspirados nos criadores do concretismo, a produção procura uma nova alternativa e defende o experimentalismo poético, planificado e racionalizado. Com uma linguagem dinâmica, brinca como o espaço gráfico.


Exemplo dessa proposta pode ser encontrado no formato wide-screen. “Utilizamos a metade da tela, exatamente para dar a impressão de ocultamento, tanto que boa parte da imagem está na cor preta, restando apenas um quadrado para a inclusão do personagem” constata Paloma Ferreira.



O processo, de experimentação de novas linguagens, é evidenciado no próprio título do curta – Sobre Vivência, um diálogo com o concreto, na valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe logo na abertura do vídeo. Uma trajetória que se traduz também na trilha sonora. São músicas de impacto, como a Politik de Coldplay; Stream of Consciousness e Octavarium de Dream-Theater.



Os produtores esclarecem que se trata de um curta-metragem inteligente, com um enfoque diferenciado do tema, que foge ao caráter de reportagem sensacionalista e busca abordar o lado social. O documentário foi realizado pelos estudantes de Comunicação, Daianne Maiara, Eudes Sampaio, João Barbosa, Paloma Ferreira, Roberto Martinho e Welington Junior.

O vídeo será exibido na próxima sexta-feira, às 18horas no DCH III/UNEB.


Por Katia Brito
Da Redação MultiCiência


Informações:

Roberto Martinho Campus - - forumbrasil@gmail.com
Paloma Ferreira - sowhatabt@gmail.com
Eudes Sampaio - (74) 99663710 - eudes_inkurt@yahoo.com.br
João Barbosa - (87) 88047156 - joaojuazeiro1@hotmail.com
Welington Junior - (- jr.welington@yahoo.com
Daiane Maiara