É dia de Feira, dia de Sábado-Feira no Curta na UNEB

. 28 maio 2008

“Sábado-Feira” é um dos quatro documentários que será exibido pelo “Curta na Uneb” - III Mostra de Vídeo-documentário, que começa hoje e vai até o domingo (01/06), no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), da UNEB.


Ao falar sobre a produção do documentário, a estudante e uma das produtoras do vídeo, Dalila Santos, declara a escolha da temática feira-livre, que surgiu da necessidade de mostrar um lugar comum à população de Juazeiro e Petrolina, já que a feira faz parte da vida das pessoas, desde a criança ao adulto.

Ao evidenciar a comunicação popular que ocorre nesses espaços sociais e com todos os freqüentadores, como os próprios feirantes, o vídeo-experimental destaca as peculiaridades e as diversidades existentes.

Dalila afirmou que, ao término das filmagens, a equipe se realizou com os resultados. “Após concluirmos o trabalho, constatamos que é possível fazer uma produção de qualidade, mesmo com as dificuldades que enfrentamos ao longo do caminho. Acho que o lema do cinema novo ‘uma idéia na cabeça e uma câmera na mão’, resume as ferramentas necessárias para uma boa produção”, defende.

O vídeo retrata o dia-a-dia das feiras livres, mostra todos os momentos e sempre com o foco nos atos de comunicação relacionados ao ambiente, inclusive enfatiza o som característico desses lugares, o que contribuiu para dar autenticidade às filmagens.

Produzido por alunos do curso de jornalismo, o Curta na UNEB é promovido com o intuito de mostrar as produções dos alunos, dar visibilidade ao curso de Comunicação Social na região, além de oferecer oportunidade para todos aqueles que se interessem pela produção audiovisual.


O documentário “Sábado-feira” é exibido na sexta-feira no Canto de Tudo, do DCH IIII-UNEB, a partir das 18 h. As atividades da III Mostra de Vídeo-documentário acontecem a partir de hoje e são abertas ao público.

Por Natália Aguiar
Da Redação MultiCiência