Debate com o professor Alfredro Vizeu, da UFPe, sobre jornalismo no DCH/UNEB

. 09 junho 2008

O jornalismo e a natureza do telejornalismo é tema de debate com Alfredo Vizeu, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, que será realizado hoje, segunda-feira, (09/06) às 18h na sala 6 do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia.

O professor é um renomado pesquisador da área do Jornalismo e autor de "O Lado Oculto do Telejornalismo" entre outros. No debate, o professor compartilhar as suas experiências acerca do papel do jornalismo televisivo, sua importância decisiva como sendo "os olhos da nação".

É por intermédio da imprensa televisiva que boa parte da população brasileira tem acesso - muitas vezes é o seu único meio de informação – a acontecimentos que moldam o país. Tendo um papel decisivo na opinião de milhões de brasileiros, essa influência e o seu crescimento ao longo da historia do país, merecem uma atenção cuidadosa por parte dos profissionais da comunicação, defende professor Alfredo Vizeu.

Um exemplo do papel central da televisão, o professor afirma, em seus estudos, que "a mídia teve um papel importante na eleição do ex-presidente Fernando Collor. O "caçador de marajás" de Alagoas foi alçado como um forte candidato à presidência da República diante da ameaça do "sapo barbudo", o atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Outra ironia, a mesma mídia que apoiou Collor também contribuiu decisivamente para seu impeachment."

Sendo assim, é de fundamental importância analisar a relação entre o telejornalismo e a sociedade e de esclarecer aos profissionais da comunicação sobre o papel que exercem n consolidação da democracia brasileira.

O professor Alfredo Vizeu também participa de bancas de Trabalho de Conclusão de Curso das alunas Manuela Almeida, que defende o trabalho “Enunciação jornalística e discurso cientifico na Embrapa; Lucilene da Silva Santos, intitulado “De Juazeiro para o Brasil: representações telejornalísticas de Juazeiro em rede nacional”; e o de Karine Paixão, intitulado “Os Editores e a seleção de notícias nos jornais Diário da Região e Gazzeta do São Francisco”.

As bancas acontecem hoje (09/06), nos horários 9h,11h e 16h respectivamente.

Ramon Pimentel
Da Redação MultiCiência