Esporte como ferramenta pedagógica

. 13 agosto 2008

Que o Brasil é o país do futebol, ninguém duvida. Contudo, o que pouca gente sabe é a função social desse esporte na vida do brasileiro ajuda a promover. Em Juazeiro, estudante de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolve o projeto Esporte na Universidade, que incentiva a prática de futebol entre meninas das cidades de Juazeiro –Ba e Petrolina – Pe.


O projeto surgiu a partir do desejo de algumas alunas da UNEB em participar do "Torneio do Fera", uma competição de Futsal, promovida pela universidade, no ano passado. Nesta primeira participação, elas surpreenderam e foram campeãs. Vendo o interesse das meninas pelo esporte - até hoje visto como prática esportiva de menino -, o treinador do time e aluno do 8º período de Pedagogia, Elias Crispin, percebeu uma forma de unir Pedagogia e Esporte, colocando em prática os ensinamentos recebidos em sala de aula. "O meu objetivo é trazer a comunidade para dentro da universidade, aplicando a Pedagogia do esporte", explica o treinador.

Hoje, o projeto atende acerca de 23 meninas das cidades de Juazeiro e Petrolina, e o único pré-requisito para participação é estar regularmente matriculado na escola dos municípios. Um dos problemas enfrentado - tanto pelas meninas quanto por seu treinador -, é a falta de apoio e incentivo financeiro, o que é comum no Brasil em relação ao esporte amador.

Para participar dos treinos, as meninas têm que custear as sua passagem de ônibus até o local do treinamento, e quando o dinheiro não é suficiente elas chegam a se deslocar da periferia de Petrolina até a quadra da Uneb em Juazeiro a pé, o que causa um enorme desgaste às atletas. "Aqui tudo é por nossa conta", diz, Jéssica Morgado, uma das atletas. O esforço demonstra a força de vontade das alunas em continuar com o esporte. "Eu quero crescer na vida, quem sabe um dia ser uma Marta da vida. Não se paga pra sonhar", afirma.


Os treinos ocorrem nas terças-feiras entre as 19 e 21 horas e aos sábados das 18 até as 20 horas. Os treinamentos são feitos com todo o rigor, pois segundo o treinador, Elias Crispin, se as suas atletas querem conseguir algo têm que se comprometer com o esporte.

Um dos principais objetivos do time é a conquista dos títulos do Campeonato juazeirense de futsal e da copa TV Grande Rio, mas para que isso aconteça, é necessário apoio, pois até para pagar as inscrições o time passa por dificuldades. "Seria uma pena uma pena se as minhas alunas não participarem dessas competições, elas são boas", conta o empolgado treinador.

O desempenho das meninas é surpreendente, em apenas cerca de um ano de treinamento foram vice-campeãs da Copa Juazeirense, além da marca de seis vitórias em seis amistosos. Esse sucesso gera um forte assédio por parte de outras equipes às jogadoras, mas as atletas ressaltam que, mesmo com toda dificuldade, elas acreditam nelas e no treinador Elias", mostrando a união entre comissão técnica e atletas.


Por Emerson Rocha