Cinencontro discute Sexualidade na Comteporaneidade

. 11 setembro 2008



O Projeto “Cineencontro” promove no próximo dia 18 de setembro debate sobre a sexualidade na contemporaneidade, no Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das 18 horas,



Com o tema “(In) Tolerâncias da Sexualidade no Contemporâneo”, a professora Maria Rita Assy discute a aparente liberdade apresentada na sociedade atual para diferentes tipos de expressões afetivas e contraditoriamente a existência de intolerância ao que extrapole o já estabelecido como natural.



A coordenadora do Projeto de Extensão “Cineencontro”, professora Giovanna De Marco, explica que o olhar sobre a sexualidade passa por profundas mudanças desde a década de 60, quando a pílula anticoncepcional é descoberta e a mulher afirma seu direito ao prazer sem a procriação. O sexo passa a ser livre das obrigações do casamento assim como da reprodução.


Apesar disso, a professora ressalta que a violência ainda existe e ressalta que mesmo com a transgressão do conceito de família na contemporaneidade o preconceito ao diferente está enraizado. “Essa violência não é apenas entre homossexuais, mas também em relacionamentos heterossexuais. Ser diferente tanto na afetividade como no modo de ser mulher não é algo fácil numa sociedade que aparentemente comporta uma multiplicidade de expressões”, explicou a professora.


Para desencadear as questões que perpassam o tema, será exibido o documentário “Ser mulher” e serão convidados para o evento representantes dos movimentos sociais da região. A entrada é gratuita.


Helen Campos, Jornalista em Multimeios