UNEB divulga Debate Jornalista por Formação

. 10 setembro 2008
A defesa pelo diploma de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Com o intuito de discutir o tema, estudantes e profissionais da área participam do debate Jornalista por formação: caminhos e perspectivas em defesa da profissão.

O encontro ocorre hoje (10/09), às 16 horas, no auditório do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro. O evento, promovido pela agência de notícias MultiCiência, do curso de Jornalismo em Multimeios, é aberto a toda a comunidade. Não é necessário realizar inscrição para participar.

De acordo com a professora Andréa Cristiana, a discussão é fundamental para a região e tem levado jornalistas, professores, instituições de ensino, sindicatos e entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) a promover debates sobre o tema.


“É preciso compreender que a formação acadêmica é imprescindível para que haja transmissão, para toda a comunidade, de conhecimento com transparência e qualidade profissional” declara Andréa.


Novos profissionais


O debate também será uma oportunidade para discutir a formação do jornalista, a relevância do profissional para a sociedade e as novas perspectivas e caminhos que se iniciam no mercado de trabalho na região do Vale do São Francisco, com a formação de egressos do curso Jornalismo em Multimeios pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III da UNEB.

Para Tereza Leonel, professora da disciplina Jornalismo On-line, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, e uma das convidadas do encontro, o debate é também uma maneira de discutir as melhorias dentro dos centros acadêmicos. Tereza salienta a importância de disciplinas como a Ética para a formação do jornalista.


“O jornalismo tem, enquanto ciência, a responsabilidade social e o compromisso de conhecer e estudar as reais necessidades da sociedade em desenvolvimento para que possa entendê-la e trabalhá-la. E é também através da ética que atingimos esta capacidade”, ressalta a professora.


Além de Tereza Leonel, estão confirmadas as presenças no debate do professor da Faculdade de São Francisco (Fasj) e delegado do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco, Giovani Siqueira, do advogado Reginaldo Gomes, do jornalista em Multimeios Jean Carlos Côrrea, e do radialista e jornalista Geraldo José. Também foram convidados comunicadores, radialistas e representantes sindicais.


Recurso no Supremo


O tema debatido em Juazeiro estará em discussão nacional na próxima semana. No dia 17 de setembro, o Recurso Extraordinário (RE) 511.961, será votado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), interposto pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de São Paulo e pelo Ministério Público Federal, sobre a não-obrigatoriedade do diploma em curso de graduação em Jornalismo para o exercício da profissão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado da Bahia