MultiCiência Debate: Jornalista por Formação

. 10 setembro 2008
Há um mês e sete dias, a Agência de Notícias MultiCiência iniciou uma discussão no espaço virtual sobre a formação do Jornalista, acolhendo a expectativa de variados sujeitos da sociedade civil - professores, egressos, alunos, comunidade científica, entidades sindicais - a respeito do debate sobre a centralidade do Jornalismo na sociedade contemporânea.


Ciente da importância de construir este espaço de diálogo junto a comunidade de Juazeiro e Petriolina, foram convidados o Colegiado de Comunicação Social, professores, Centro Acadêmico do Curso de Comunicação Social, alunos, egressos, sociedade a iniciar esta discussão sobre a necessidade de assegurar a formação inerente à profissão do jornalista como ator social importante na sociedade contemporânea. Registre-se que a construção deste diálogo partiu da preocupação dos professores e jornalistas Tereza Leonel, Emanuel Andrade, Fabiola Moura, e eu (Andréa Cristiana) em tornar público o que há muito se tem discutido diariamente na sociedade e no curso: a formação do jornalista, a preocupação com uma informação de qualidade, a crítica aos medias.



Entende-se que o jornalismo é um campo de conhecimento e o profissional deste campo opera nos processos de significação do mundo e de mediação discursiva, além de ser um elemento essencial para a democracia, presente em processos históricos que consolidaram a construção da idéia de nação, cidadania, etc.

Este debate começou com a publicação do artigo do egresso Jean Carlos no dia 3 de agosto, no qual defende: "também é a hora para debater o que se pretende do jornalismo regional de agora em diante - estamos falando da comunicação para um público de quase meio milhão de pessoas, 230.538 em Juazeiro e 268.339 em Petrolina, segundo dados do IBGE (2007), sem contar as demais cidades da região do Vale".



E prosseguiu com o artigo de Muniz Sodré no dia 7 de agosto, no qual ele afirma: “Eventuais descaminhos não podem elidir a evidência de que a imprensa brasileira, por exemplo, jamais deixou, em seus 200 anos de existência, de estar presente, como parte essencial, nas causas que ajudaram a dar à nação a sua face atual – a abolição da escravatura (de cuja campanha participou a maioria dos jornais provinciais) e a criação da República. O jornalismo, no Brasil e no resto do mundo, reflete as questões públicas decisivas para os rumos da nação.Congratulo-me com Muniz Sodré com sua defesa de que “(..) Informação não é mero produto, nem serviço: é o próprio solo da sociedade em que vivemos, é o campo onde joga o cidadão".
Ao defender a formação do profissional Jornalista, assegura-se a legitimidade de um profissional que atua como intérprete da realidade complexa com a qual vivemos, sendo necessário conhecimento sobre o campo, princípios éticos e não apenas vontade pessoal para assumir um papel social e/ou conquistar mercados e interesses pessoais – assumindo-se como jornalista, sem a formação necessária.

A defesa do jornalismo como profissão e formação requer compromisso social, a defesa da ética, a do bom combate pela verdade e pelo desvelo em elucidar questões essencias para se orientar na sociedade contemporânea. Este é apenas o início de uma permanente luta – pelo Jornalismo, pela formação adequada e por um jornalismo comprometido socialmente.



Retomemos, então, à tradição do debate público iniciado desde o surgimento da imprensa, no qual o jornalista usava a sua pena para discutir temas de interesse público. Este jornalista que não era formado em uma universidade, mas o intelectual de seu tempo – o literato, o escritor, o advogado, o médico, o cidadão -, cujo princípio que o norteava era mediar o debate público.


Esta é a concepção que move o Debate Jornalista por Formação: expor idéias, argumentos para discutir a centralidade do jornalismo na sociedade contemporânea e da necessária formação para atender as exigências de uma informação jornalística de qualidade e comprometida socialmente.




Andréa Cristiana Santos
Jornalista, professora e coordenadora do projeto Agência de Notícias