UNEb é eleita a melhor universidade pública estadual da Bahia

. 13 setembro 2008
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) obteve o melhor desempenho no Índice Geral de cursos - novo indicador de qualidade do ensino superior do Ministério da Educação (MEC) - entre as universidades públicas estaduais da Bahia.

O ranking, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, destacou também a UNEB como a terceira melhor instituição de ensino superior baiana, com pontuação abaixo apenas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

A UNEB obteve conceito 4 no IGC (o valor máximo é 5), que mede o desempenho das instituições de ensino superior (IESs), resultado que a insere no seleto grupo das melhores universidades e centros universitários do Brasil.

APOIO DO GOVERNO

O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, atribuiu a classificação no IGC aos esforços de toda a comunidade acadêmica e ao apoio do governo estadual.

"Esse bom resultado reflete os avanços vivenciados por nossa universidade. Com a participação dos estudantes, professores, funcionários, gestores e diretores, nestes dois anos e meio de administração, conseguimos dar um salto de qualidade", disse.

INFRA-ESTRUTURA

O MEC analisou investimentos em infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente, além dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005 a 2007, e a nota atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à pós-graduação (2004 a 2006).

Outro fator preponderante na avaliação do IGC foi o crescimento da pós-graduação e da pesquisa na universidade nos últimos três anos. A instituição tem hoje nove programas de pós-graduação stricto sensu e tem crescido também o apoio de agencias oficiais de fomento à pesquisa.
Fonte: ASCOM-UNEB