Lá vem história: lançamento do livro Historinhas, Pensamentos....

. 12 setembro 2008


A estudante de Pedagogia do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, Mariana Oliveira, lança, hoje, o livro Historinhas, Pensamento, Poesia e Desenhos. O evento acontece no Espaço Canto de Tudo, no DCH III, a partir das 17h.

A publicação conta com parceria do Grupo de Estudos em Educação Infantil da UNEB, que desenvolve atividades direcionadas para crianças através do projeto de extensão A Hora do Conto, e da instituição alemã Kinder Missionswerk.

O interesse em produzir o livro, segundo a estudante, surgiu a partir do trabalho desenvolvido no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e dos eventos realizados para crianças no projeto de extensão A Hora do Conto, do curso de Pedagogia do Campus III da UNEB.

“Escrevia os textos para as oficinas e daí surgiu o interesse em reunir esses textos num livro”, conta Mariana.

A Hora do Conto

Coordenado pela professora do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Selma Campos, o projeto A Hora do Conto tem o apoio de parceiros importantes, pessoas que se dispõem a ler historinhas para crianças e realizar atividades para estimular a leitura.

“Quando soube que Mariana, que foi minha aluna, era escritora de textos infantis, convidei-a para participar também, e ser mais uma colaboradora”, conta a coordenadora.

O livro será vendido a R$10, mas também será doado a algumas instituições e escolas públicas já escolhidas, e cadastradas no Irpaa, além da biblioteca do DCH.

Segundo Selma, a publicação de livros como Historinhas, pensamento, poesias e desenhos são possibilidades de mostrar que, mesmo com tanta tecnologia, as crianças ainda brincam como antigamente, ouvem histórias educativas e alimentam a imaginação e a curiosidade através da leitura.

O livro contém 34 páginas, e, nesta primeira edição, serão disponibilizados 3 mil exemplares. Além dos textos, a publicação conta com desenhos para colorir. “A criança vai pegar o livro, vai querer colorir o desenho, mas vai ler o texto antes para entender a relação entre a figura e o texto”, conclui Mariana, que pretende estimular a leitura das crianças de forma lúdica.


Informações: Colegiado de Pedagogia/Campus III - Tel.: (74) 3611-5617.

Texto: Ascom/UNEB.