Águas para a paz, a celebração da vida!

. 13 outubro 2008

A relação entre os usos das águas e a paz é tema da 5ª Romaria das Águas, que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro em Sobradinho, norte da Bahia. Durante o evento, ocorrem romaria, caminhada, seminário, debates, manifestações culturais, entrega do Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional ao bispo Dom Luiz Cappio e às organizações e movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, envolvidos na luta pela revitalização e contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

A programação inicia no dia 16, à noite, com uma sessão solene na Câmara Municipal. O Seminário Revitalizar o Rio para a Vida em Paz, abre a sexta-feira (17) com a participação de representantes das comunidades e organizações populares da região.

As palestras e debates sobre modelo de desenvolvimento terão foco na revitalização popular. Ainda no dia 17, à noite, uma Celebração Eucarística na Capela de São Francisco deve relembrar os 24 dias de jejum de Dom Cappio, entre novembro e dezembro de 2007.

No sábado (18) acontecerá o Dia Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar. O movimento chama a atenção para a tendência mundial em concentrar a produção agrícola em grandes empresas e com altas tecnologias, agora potencializadas pelos combustíveis de origem vegetal, em detrimento da produção alimentar e da agricultura camponesa, com graves riscos ambientais.

A entrega do prêmio começa com uma celebração inter-religiosa, no sábado à noite, às 20h. Líderes católicos estarão juntos com pastores de várias igrejas cristãs, mães-de-santo e pajés indígenas.

Ao término da celebração romeiros seguem em caminhada durante três horas, por cerca de quatro quilômetros. Ao longo do percurso, quatro paradas marcarão a vigília de todos pela paz, com depoimentos de representantes dos demais premiados além do bispo Dom Luiz Cappio.

A chegada às margens do rio São Francisco, deve acontecer no início da madrugada e será o momento final. Uma representante da Pax Christi Internacional estará no Brasil para fazer a entrega do prêmio a Dom Cappio e a representantes do povo, como expressão do reconhecimento e incentivo à continuidade da luta popular em defesa das águas, da terra e de toda a vida.

O prêmio

Dom Luiz Flavio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), será o terceiro brasileiro a receber o premi Pax Christi Internacional. O primeiro foi a sindicalista Margarida Alves, que recebeu postumamente, em 1988. O segundo foi o membro da ONU para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, morto vítima de um atentado terrorista no Iraque. A entrega acontece, oficialmente, no Brasil pela primeira vez.


Por Paulo Victor Melo
Assessoria de Comunicação da CPT Juazeiro-Bahia
cptjuazeiro@cptba.org.br
http://www.cptnacional.org.br/