Comunistas festejam Engels

. 28 novembro 2008

Há 188 anos nascia, em Barmen na Alemanha, Friedrich Engels, teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx realizou uma obra marcante na filosofia e na política, cuja característica principal foi a elaboração das teorias do materialismo histórico.

Engels era filho de um rico industrial alemão e soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, como poucos antes dele. Completou e publicou o segundo e o terceiro volumes de O Capital, principal obra teórica do socialismo, após a morte de Marx. Com grande capacidade crítica e estilo claro escreveu algumas das obras mais importantes do marxismo, como "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado".

Engels e Marx montaram o fundamento de uma nova teoria, a do socialismo científico, em oposição ao socialismo religioso, idealista e utópico. Juntos convenceram o Segundo Congresso Comunista em Londres a adotar suas posições e foram indicados para escrever uma declaração política que entrou para a história: "O Manifesto do Partido Comunista", de 1848.

Fonte: Biografia Uol Educação.