Dez mil acessos para a Agência MultiCiência

. 26 dezembro 2008

Sexta-feira, 26 de dezembro, o blog MultiCiência atingiu um índice significativo: a marca de 10 mil acessos desde quando foi criado em 23 de março de 2008. Há nove meses, a Agência procura tornar público uma série de acontecimentos locais e regionais para a comunidade do Vale Sub-Médio do São Francisco.


Mas esta idéia é apenas um início de um projeto maior. Queremos que a Agência MultiCiência se torne a Primeira Leitura do Dia para a comunidade. Queremos que a Agência possa inovar e criar novas possibilidades de exercício jornalístico, com informação de credibilidade, interesse público, transparência e coragem.

Força e coragem para ousar e vencer o comodismo e a falta de debate público do que é importante e relevante para a comunicação e para o cidadão. A tarefa não é fácil, porque fazer jornalismo – como uma arte, como um ofício de cidadão – requer conhecimento, persistência, técnica também e fé. Em uma sociedade contemporânea, no qual a comunicação circula com uma velocidade instantânea, online, contraditoriamente nos falta informação jornalística do que acontece ao nosso redor e atinge a nossa cidade, o nosso bairro, o nosso estado e país.

Cada vez mais precisamos de notícias que nos façam compreender o mundo que nos cerca. Informação pode ser abundante, mas informação jornalística, selecionada e transformada em um produto lapidado, essa é cada vez mais escassa. Queremos uma notícia singular, qualificada e que nos faça pensar, refletir, indagar, investigar e nos transformar em um cidadão com autonomia.

É a este desafio que nos propomos há nove meses: levar informação jornalística de qualidade e com credibilidade. Hoje, somos 35 pessoas imbuídas deste compromisso. Ainda temos muito que aprender, ainda temos muito a investigar, pois jornalismo de qualidade não se faz instantaneamente. Exige labor, exige o ofício de quem faz da produção jornalística uma arte. A arte do conhecimento, a árvore da vida.

Que todos os dias a Agência MultiCiencia seja a sua primeira leitura do dia!, com informação de qualidade e credibilidade.

Andréa Cristiana Santos, Jornalista