Meios de Comunicação são considerados vilão da queda nas vendas natalinas em Juazeiro

. 25 dezembro 2008
Natal e reveillon são o período de maior movimento nas lojas, mas este ano as vendas não estão animando os lojistas de Juazeiro, principalmente do ramo de móveis e eletro-eletrônico. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro - CDL, Erivaldo Oliveira, a expectativa era de quê, em 2008, as vendas de final de ano aumentassem de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto não é isso que se vê no comércio da cidade. Segundo o gerente de uma loja de móveis, Pedro José da Silva, se as vendas continuarem no ritmo em que estão, haverá redução de até 15%. Ele atribui a queda nas vendas aos meios de comunicação. “Todos os dias eles falam para as pessoas não comprarem a prazo, devido às altas taxas de juros desencadeadas com a crise norte-america. Isso assusta os clientes”, diz.

O gerente de outra loja de móveis, Cícero Wisterley, concorda que os meios de comunicação estão fazendo pressão, mas também atribui a diminuição nas vendas à demissão em massa dos funcionários da prefeitura na transição de governo. Erivaldo Oliveira explica que as lojas de móveis e eletros sofrem mais com a crise porque a maioria é filial de grandes lojas que compram em dólar.

O comércio informal também sofre com a queda nas vendas natalinas. O proprietário de um loja de confecções no Camelódromo 2 de Julho, Francisco Júnior, diz que as vendas este ano diminuíram cerca de 50%, por causa da facilidade de pagamento nas grandes lojas, além da venda de peças a preços muito baixos. “Produtos que nós vendemos aqui por R$ 15,00, há lojas que vendem por R$ 5,00, ganhando pouco mais de R$1,00 por peça”, reclama.

Para estimular as vendas na cidade, há três anos a CDL realiza o Natal de Prêmios, campanha que visa premiar os clientes que compram no comércio de Juazeiro. Este ano a premiação será de um carro, duas motos e pequenos presentes comprados nas lojas associadas.

Por: Thiago Gonçalves