Professores do Vale discutem a relação escola-família em congresso de educação

. 08 dezembro 2008
Profissionais do ensino participaram nos dias quatro e cinco de dezembro, do Congresso de Educação do São Francisco, no Serviço Social do Comércio (SESC), de Petrolina. Com o tema Família e escola: Construindo Saber, Transmitindo Valores, o evento teve em sua programação palestras e oficinas que apresentavam novas propostas para a educação.

Os oradores do congresso foram a pedagoga, psicanalista e orientadora Edileide Castro; o bacharel em geografia, especialista em inteligências, cognição, técnicas de ensino e aprendizagem Celso Antunes; o pedagogo e conferencista, Hamilton Werneck e o escritor e conferencista Augusto Cury. Os temas abordados no encontro falavam da motivação e emoção do profissional do ensino, bem como de questões técnicas que visam a melhoria da qualidade das aulas. A necessidade da parceria dos pais com a escola também foi discutida a fim de diminuir nos alunos os índices de desistência, baixa aprendizagem e violência.

A organização do encontro afirma que 98% dos participantes foram professores em busca de capacitação para obter melhores resultados nas salas de aula. Muitos destes profissionais vieram em caravanas, como é o caso da professora Solange Matos de Casa Nova –Ba. “Vim para o congresso porque é a oportunidade que temos de aprender para ensinar aos nossos alunos. E não é sempre que tem um evento como esses aqui perto da gente”, argumentou.

Para o palestrante Hamilton Werneck, o professor precisa acreditar em seu potencial, buscar a qualificação através de leituras e sempre despertar a curiosidade do aluno sem entregar as respostas prontas. Ele ressaltou ainda, a necessidade de rever a comunicação entre docente e discente na sala de aula, “o professor precisa fazer um trabalho pedagógico mental, que tem o nome de construção do conhecimento. Eu não preciso dar todas as respostas. Quando eu resignifico o conhecimento, construo o conhecimento no aluno”, explicou Werneck.

Congressos como esse oportunizam a capacitação do professor e reavalia a didática pedagógica aplicada em sala de aula. A região do Vale do São Francisco está diante de um grande desafio - o de melhorar o ensino nas escolas e se tornar referência na formação do conhecimento. Esta é uma batalha a ser lutada com afinco, pois o treinamento destes profissionais se torna uma poderosa ferramenta de transformação social.

Por: João Barbosa