Relatório aborda o respeito aos Direitos Humanos no Brasil

. 03 dezembro 2008
Será lançado amanhã (4 de dezembro) o relatório “Direitos Humanos no Brasil 2008”, organizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. A publicação é resultado do trabalho de pesquisa de 22 organizações ligadas à defesa dos direitos humanos e traz um panorama sobre as violações destes direitos no Brasil durante o ano de 2008.

Um dos capítulos do livro, chamado de “Direitos Humanos no meio rural”, contém dados sobre a violência no campo, um balanço sobre a política agrária no governo Lula e analisa os impactos da expansão da cana-de-açúcar no país. O capítulo também aborda a situação das comunidades remanescentes de quilombo, dos povos indígenas e apresenta dados sobre o trabalho escravo no Brasil.

A obra contém artigos de vários pesquisadores e representantes de entidades e movimentos sociais, como o membro da Comissão Pastoral da Terra, Roberto Malvezzi. O lançamento acontecerá dentro da programação do Tribunal Popular, no dia 4 de dezembro, às 13h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.