UNIVASF entrega certificados a parceiros do projeto Educação e Cidadania.

. 17 dezembro 2008
Aconteceu ontem no salão da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Juazeiro, a entrega de 160 certificados a professores, alunos e parceiros que participaram do projeto de extensão Educação e Cidadania.

Fazem parte do programa de intervenção alunos da UNIVASF em parceria com 29 escolas da sede e interior do município. O trabalho é desenvolvido através de oficinas que são realizadas durante o decorrer do ano, preparando professores para ensinarem a matéria de empreendedorismo a estudantes do ensino fundamental.

Ao longo dos quatro anos de existência, o projeto passou a ser aplicado também no conjunto penal de Juazeiro, não só na escola que ali funciona (extensão da escola Maria Franca Pires), mas também na unidade de terapia. Até o momento, somente as mulheres são atendidas com o Educação e Cidadania. Elas trabalham com artesanato que é vendido para ajudá-las no sustento pessoal, conseguindo também reduzir o tempo do cumprimento da pena na prisão. A expectativa é que no próximo ano o projeto de empreendedorismo seja aplicado também aos homens.

Segundo o coordenador do projeto professor Deranô Gomes, uma média de 4 mil e 500 alunos receberam ensinamentos sobre a cultura do empreendedorismo em Juazeiro. “O projeto surgiu com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, por que a gente entendeu que devíamos começar nas escolas, pois quanto menor a idade, é mais fácil estar incutindo a cultura empreendedora”, afirma o professor.

O Educação e Cidadania é um dos projetos do programa nacional Conexão Saberes, financiado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e é feito em parceria com as universidades federais de todo o país. O programa estimula a articulação entre as instituições universitárias e as comunidades populares, com a troca de saberes e experiências.

Por João Barbosa