Comissão prepara 1ª Conferência Nacional de Educação

. 17 dezembro 2008
A Comissão Organizadora da 1ª Conferência Nacional de Educação (CONAE) definiu, no último dia 16, que as instâncias municipais e estaduais da educação devem eleger 2 mil delegados nas suas conferências preparatórias, em 2009. Esses delegados vão representar a educação básica, profissional e superior, pública e privada, no evento nacional em abril de 2010, em Brasília.

O presidente da CONAE, Francisco das Chagas, informou que a Conferência terá cerca de 400 convidados, entre representantes do Ministério Público dos estados, dos ministérios da área social do Governo Federal, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outros. Eles se juntarão a gestores, professores, estudantes, servidores, conselheiros e pais de alunos, que representarão, como delegados eleitos, todos os segmentos da educação básica, profissional e superior.

O tema central da conferência é Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. Para organizar os debates, a comissão estabeleceu seis eixos temáticos e organizou um documento-referência que aborda cada eixo. O documento “é motivador do debate e traz propostas apresentadas nas conferências da educação profissional, realizada em novembro de 2006, e da educação básica, em abril de 2008”, afirma Francisco das Chagas.

Por Paulo Melo